CITROËN C4 CACTUS ADVANCED COMFORT LAB

2016 - CITROËN C4 CACTUS ADVANCED COMFORT LAB

CITROËN C4 CACTUS ADVANCED COMFORT LAB imagens e fotos de carros

A Citroën revelou os primeiros detalhes oficiais da sua nova suspensão, que já está em desenvolvimento há algum tempo e que de acordo com a marca francesa do Grupo PSA, propõe um nível de conforto ‘sem paralelo’.

Já se sabia que a Citroën estava desenvolvendo uma nova suspensão, mas as informações ainda eram poucas. No entanto, agora já se conhecem novos detalhes, com essa novidade sendo parte integrante daquilo que a marca denomina de ‘Citroën Advanced Comfort’. Trata-se de uma tecnologia de suspensão hidráulica progressiva, mas o conjunto conta ainda com novas tecnologias de bancos, rigidez estrutural melhorada, assim como o isolamento acústico e um ambiente mais simples.

Em relação à suspensão, apresentada em um protótipo do C4 Cactus, denominado ‘Citroën Advanced Comfort Lab’, a marca aposta no refinamento total, tendo obtido 30 patentes registradas em torno deste sistema, podendo ser aplicado em todos os modelos da marca francesa. A Citroën procura oferecer uma experiência única em termos de rodagem em estrada, em um sistema que conta com amortecedores, molas e batentes mecânicos, mas também dois suportes hidráulicos - um para o ressalto e outro para a compressão - no topo e no fundo de cada unidade de suspensão.

Com isso, a suspensão consegue funcionar de duas formas: na primeira, em casos de compressões e ressaltos leves, as molas e os amortecedores funcionam em conjunto para controlar o movimento vertical sem necessidade dos suportes hidráulicos. No segundo, em casos mais significativos, as molas e os amortecedores funcionam em conjunto com os suportes hidráulicos nas pontas da suspensão para intervir no nível do curso de suspensão. Esses novos suportes de amortecimento abrandam gradualmente o movimento da carroceria, ao invés de provocarem paradas abrutas nos extremos de compressão e de ressalto. Este sistema consegue absorver e dissipar a energia daí proveniente.

A Citroën garante que do ponto de vista de custos e tecnologias, é uma solução aplicável a todos os seus modelos, desde os urbanos até os monovolumes. Integrando-se no já referido conjunto de tecnologias de conforto realizadas pela marca, esta estreará no C4 Picasso cuja chegada ao mercado ocorrerá dentro de alguns meses.

A empresa explica ainda que se trata de uma abordagem holística ao conforto, em que todas as variáveis - do conforto a bordo ao refinamento de rodagem - atuam em conjunto para uma experiência ‘sem paralelo’ no que diz respeito ao conforto, dando assim seguimento a uma linha pela qual a marca ganhou reputação.