CITROËN C4 CACTUS

2015 - CITROËN C4 CACTUS

CITROËN C4 CACTUS imagens e fotos de carros

O Citroën C4 Cactus é um automóvel inovador que constitui uma alternativa ao segmento de crossovers compactos. Num mundo em constante mudança e de rápida evolução das expectativas dos consumidores, o C4 Cactus responde conciliando a utilização e a estética, apostando em quatro vetores: mais design, mais conforto, mais tecnologias úteis a um menor custo.

A linha do C4 Cactus estrutura-se em torno de 3 motorizações, 3 níveis de equipamento e 2 edições de lançamento. Para o lançamento do C4 Cactus a Citroën optou por uma abordagem inédita, dando mais valor ao que realmente importa para os clientes, adotando inovações tecnológicas e pontos fortes em benefício do design, do conforto, da facilidade e custo de utilização.

Mais Design

Oferecer mais design é, em primeiro lugar, conciliar estética e utilização, pesquisando a relevância dos volumes e a eficiência em todos os detalhes. O estilo único do C4 Cactus identifica-se e memoriza-se facilmente, na imagem dos veículos que marcaram a sua época, distinguindo-se através de superfícies puras e lisas, volumes fluidos que dispensam qualquer forma de agressividade, um painel e um teto flutuantes, uma assinatura luminosa e tecnológica, com luzes diurnas de LED e faróis integrados, elementos gráficos que se destinam sempre a uma determinada função.

Um dos conceitos mais marcantes do C4 Cactus denomina-se Airbump®. Incorporados nas laterais e nos para-choques, os Airbump® estruturam graficamente o estilo puro e liso do modelo, estando disponíveis em quatro cores (Black, Grey, Dune e Chocolate), multiplicando as possibilidades de personalização em associação com as 10 cores da carroceria disponíveis e os 3 universos interiores (Ambiance Stone Grey, Pack Habana Inside e Pack Purple Inside).

Acima de tudo, eles garantem uma proteção real contra as agressões do cotidiano. A superfície macia do material plástico de poliuretano contém cápsulas de ar destinadas à absorção de choques. Os Airbump® não necessitam manutenção especial e estão mais diretamente envolvidos na redução dos custos de manutenção e reparação.

Em termos de dimensões, as do C4 Cactus foram otimizadas em benefício do estilo, do espaço interior e do conforto de condução. Uma distância entre eixos de 2,60 m (equivalente à de um Citroën C4) que beneficia o espaço interior em um crossover compacto (comprimento: 4,16 m; largura: 1,73 m) com um perfil ideal em termos de estilo com 1/3 de superfícies vidradas e 2/3 de laterais, uma altura otimizada de apenas 1,48 m em benefício da aerodinâmica.

Mais Conforto

A aposta do C4 Cactus visa o aumento do conforto, liberando espaço para o condutor e passageiro através de uma completa reestruturação do interior. O painel de bordo de linhas horizontais permite oferecer espaço adicional ao passageiro da frente e um volume de arrumação generoso e de fácil acesso. Isso foi conseguido pela adoção de uma “interface” 100% digital e pela otimização da arquitetura da posição de condução em vários aspectos, como a transferência do airbag do passageiro para o teto (tecnologia Airbag In Roof, uma estreia mundial), que se desenrola ao longo do para-brisa, a adoção de uma tela sensível ao toque de 7 polegadas que agrupa todas as funções (climatização, sistemas multimídia, navegação, configurações, telefone e ajudas à condução), substituição do painel de instrumentos tradicional por um equipamento com tela digital, ou mesmo pela remoção da alavanca da caixa de velocidades (versões com caixa de velocidades ETG) em benefício do sistema “Easy Push” colocado na seção inferior do painel de bordo e operado por comandos sob o volante, para seleção manual da velocidade engrenada.

Outro dos grandes destaques da nova abordagem arquitetônica presente no C4 Cactus é a adoção dos amplos bancos da frente, desenhados no espírito de um sofá, para maior conforto e convívio. Atrás, os passageiros desfrutam de um vasto espaço para os joelhos, fruto da distância entre eixos, permitindo ao modelo oferecer o máximo de espaço e um generoso porta-malas com 358 litros de volume.

O ambiente é simultaneamente descontraído e elegante com um apurado design do interior, em uma alusão ao universo das malas e bagagens: acabamentos do tipo malas de viagem nos revestimentos das portas (tiras de couro) e na seção superior do painel de bordo (ferragens e pespontos), acabamentos dos bancos, portas e painel de bordo de acordo com os três ambientes interiores disponíveis.

Mais Tecnologias Úteis

Fáceis de utilizar, acessíveis a todos e conectadas. As tecnologias do C4 Cactus estão decididamente orientadas para as necessidades reais dos automobilistas, com uma “interface” de condução 100% digital, 100% sensível ao toque, 100% intuitiva. De série, a tela táctil de 7 polegadas, associada a 7 “pushs” sensoriais, permite acessar a todas as funções de um automóvel moderno (dependendo das versões): da climatização aos sistemas multimídia, navegação, sistemas de ajuda à condução e telefone, além da habitual regulagem dos parâmetros. Tudo isto reunido em uma única tela, onde todos os comandos estão permanentemente acessíveis.

Rumo a uma condução serena, o C4 Cactus dispõe de ajudas à condução 100% úteis, selecionadas para facilitar o dia-a-dia do condutor, como o estacionamento sem dificuldades com o sistema Park Assist e com a ajuda da câmera de visão traseira com imagem exibida na tela táctil, o Hill Assist, a iluminação estática nos cruzamentos ou mesmo o serviço Citroën eTouch que integra um sistema de chamada de emergência e de assistência localizadas, serviços gratuitos e disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, garantindo uma localização precisa e intervenção de socorro rápida na eventualidade de um incidente ou de um acidente.

No domínio das demais inovações tecnológicas, o conforto a bordo é incrementado pelo teto panorâmico de grandes dimensões, dotado de um tratamento térmico de alta performance, que além de filtrar a luz e proteger do calor, garante uma proteção contra os raios UV, comparável à dos óculos de sol de categoria 4. A sua capacidade de proteção luminosa, térmica e acústica permite dispensar o uso de uma cortina, traduzindo-se numa redução de peso (-6 kg) e da distribuição de massas (reduzindo o centro de gravidade, beneficiando o comportamento na estrada). Já o conforto de condução evolui com o sistema “Magic Wash”, uma inovação simples e inteligente que permite excluir o desconforto visual relacionado com a lavagem do para-brisas.

Orçamento controlado

Outra grande aposta do C4 Cactus surge no nível da redução dos custos operacionais, eliminando-se o que é supérfluo. Isso é possível pela associação de uma plataforma otimizada a eficientes motores de última geração, em conjunto com uma significativa redução de peso, garantindo-se uma combinação entre prazer de condução e eficiência econômica (consumos e emissões de CO2).

A aposta passou por uma procura dos pontos onde se poderia diminuir o peso, algo que tem influência direta nos consumos e nas emissões de CO2, em uma busca de aumento de eficiência e de caça ao supérfluo. A diminuição do peso permitiu adotar as mais recentes gerações de motores de cilindradas mais baixas, a gasolina e a diesel, mantendo-se intacto todo o prazer de condução.

Registrou-se um ganho de 200 kg comparativamente ao peso de um Citroën C4, resultando em um automóvel com um peso de 965 kg, abaixo da marca de 1 tonelada, algo bastante significativo em um modelo do segmento C. Isso foi possível pela adoção de uma plataforma compacta e leve, de motores das mais recentes gerações e de baixa cilindrada que respondem à futura regulamentação Euro6 (diesel da nova gama BlueHDi, equipados com Stop & Start), materiais de excelência, como o aço de elevada elasticidade (THLE) e o alumínio, vidros traseiros de abertura em compasso e banco traseiro tipo monobloco.

Permite-se, assim, propor uma versão a gasolina com emissões de CO2 de 107g/km e uma versão diesel de apenas 82g/km de CO2, com um consumo de apenas 3,1 l/100 km. O restante conjunto de custos de utilização do C4 Cactus pode ver-se reduzido em cerca de 20% em comparação com as referências do segmento dos crossovers compactos: menores custos nas peças de desgaste e graças aos Airbump®, custos de reparação francamente reduzidos.

Linha simplificada com uma excelente relação entre preços e conteúdos

A linha do C4 Cactus é bastante completa e perfeitamente adaptada aos gostos e necessidades dos clientes. São três motorizações - um PureTech a gasolina e dois diesel e-HDi e BlueHDi, e três níveis de equipamento - Live, Feel e Shine. Adicionalmente, o C4 Cactus estará disponível com duas Edições Especiais: FEEL EDITION SILVER e SHINE EDITION MOONLIGHT, que completam ainda mais os conteúdos e a atratividade dos respectivos níveis Feel e Shine da linha standard. Os preços, dependendo do nível de equipamentos e motorização, ficam nos patamares entre 16.000 euros e 21.000 euros para o mercado europeu.



16/12/2014

CITROËN C4 CACTUS CONQUISTA

12/12/2014

CITROËN C4 CACTUS CONQUISTA TROFÉU DE "HATCHBACK DO ANO" DE 2014 DA BBC TOPGEAR MAGAZINE

12/07/2014

CITROËN C4 CACTUS: UM CARRO RECHEADO DE SOLUÇÕES SIMPLES E ORIGINAIS