CITROËN CX

1974 - CITROËN CX

CITROËN CX imagens e fotos de carros



O CITROËN CX FAZ 40 ANOS

Foi no ano de 1974, por ocasião do Salão do Automóvel de Paris, que a CITROËN apresentou pela primeira vez o CX 2000. Reconhecido pelo seu conforto, ergonomia e ligação com a estrada, o CX obteve no ano do seu lançamento o prêmio de “Carro do Ano”, o “Prêmio de Segurança” e ainda um troféu pelo seu estilo, o “Award Auto Style”. 

Desenhado por Robert Opron, o sedan bi-corpo de 4,63 metros de comprimento foi o primeiro equipado com um motor diesel na história da marca. Com este modelo, a CITROËN conquistou o mercado dos grandes carros de estrada europeus, apresentando-se como uma alternativa aos motores a gasolina. Na verdade, um ano após o choque do petróleo de 1973 e já na época preocupada com a gestão dos custos operacionais, a marca inovou, propondo motores mais eficientes em consumo e proporcionando grande prazer de conduzir. A aerodinâmica do modelo desempenhou também um papel primordial em seu sucesso.

Nos anos seguintes, a CITROËN deu continuidade às suas melhorias tecnológicas e fez evoluir o CX através de uma versão break em 1975, de uma versão esportiva – o 2400 GTi de injeção eletrônica – em 1977, passando o modelo a ser considerado então como o mais rápido carro de estrada francês. A partir de 1978 oferece uma versão Prestige, com o chassi alongado em 28 cm.

Reconhecido pelo seu estilo e pela audácia em termos tecnológicos, o CX foi também um veículo de elevado conforto. Ele herdou a suspensão hidropneumática de altura constante do DS, que lhe garantia uma impecável ligação à estrada, bem como o sistema de direção adequado à velocidade, com retorno automático à posição de linha reta, herdado do modelo SM de 1970. 

O conforto encontrava-se também nas suas inovações em benefício de uma maior facilidade de utilização. Na verdade, a inovação C-matic, com conversor de torque, dispensava o pedal da embreagem, proporcionando mais espaço. Isto para não falar do design interior, que oferecia maior conveniência ao condutor, que dotado de posição futurista, permitia o acesso a todos os comandos sem ter que largar o volante.

O CITROËN CX era um modelo que não dispensava a inovação. Em 1985 ele tornou-se o primeiro automóvel francês a ser equipado com um dispositivo de freios ABS. Verdadeiro sucesso comercial, o CX esteve no mercado até 1991, contabilizando mais de 1,2 milhões de exemplares vendidos.

Hoje, a história do CITROËN CX tem continuidade através dos muitos eventos e encontros do CX Club de France e da Amicale de France, enquanto toda a emoção motivada pelos YoungTimers, modelos esportivos da década de 1980 e agora de coleção, faz reviver um modelo como o CITROËN CX GTi Turbo.