CITROËN DYANE 6

1980 - CITROËN DYANE 6

CITROËN DYANE 6 imagens e fotos de carros

Ficar no lugar de um ícone da história do automobilismo não é uma tarefa fácil. O lendário Beetle, ou Fusca, foi substituído pelo também bem sucedido Golf, e no caso do 2CV o encarregado de executar tal tarefa foi o Citroën Dyane, apresentado ao público no Salão de Paris de 1967 e que acaba de cumprir o meio século de vida.

A herança estética estava presente, mas também significou uma evolução em relação ao seu antecessor. Continuavam as formas arredondadas, mas seu perfil era um pouco mais atlético e chegava aos 3.9 metros de comprimento. Os faróis dianteiros estavam embutidos nos para-lamas, era conversível graças a uma capota de lona retrátil em duas posições e contava com uma tampa traseira de acesso ao porta-malas. O habitáculo oferecia espaço para quatro pessoas, mas o banco traseiro era removível para facilitar a carga de mais pacotes se fosse necessário.

Em um princípio utilizava a mecânica do 2CV, um motor bicilíndrico de 425 cc associado a uma transmissão manual de quatro velocidades e um sistema de tração dianteira. Não demorou muito em diversificar sua oferta, nascendo em 1967 o Dyane 4 de 435 cc e em 1968 o Dyane 6 de 602 cc. Este último foi um modelo do qual foram fabricadas 233.100 unidades na planta do fabricante em Vigo, na Espanha.

Sua produção se estendeu até o ano de 1983, quando atingiu as vendas globais de 1.444.583 exemplares.