DODGE CHALLENGER HELLCAT

1970 - DODGE CHALLENGER HELLCAT

DODGE CHALLENGER HELLCAT imagens e fotos de carros

Quando se fala de um Dodge Challenger Hellcat espera-se encontrar o modelo apresentado em 2014, no entanto, é fato evidente que as imagens correspondem a um exemplar da primeira geração do Challenger, fabricado entre 1969 e 1974, que por razões óbvias não contou com o já célebre motor Hellcat.

Entretanto, esse modelo de caráter restomod se diferencia de outros similares porque esconde debaixo do seu capô o motor V8 HEMI de 6.2 litros sobrealimentado que é utilizado pelas versões Hellcat da Dodge e Trackhawk da Jeep, e que produz 717 cv e 881 Nm de torque máximo.

A presença desse motor em um Challenger clássico não se deve a um transplante de um exemplar acidentado do Hellcat, já que desde o último trimestre do ano passado, a Mopar inclui o motor Hellcat separado em seu catálogo habitual de motores cliente, com a referência ‘Hellcrate’. Por isso, qualquer um que queira adquirir um desses motores para seu veículo pode fazê-lo, seja para um modelo moderno ou clássico.

A Mopar comercializa esse motor de duas maneiras, ou separado ou com todos os elementos e dispositivos auxiliares para poder instalá-lo em qualquer veículo, incluindo todas as bombas e sensores. Portanto, se facilita muito a tarefa dos fabricantes e oficinas.

Este é um desses casos. Trata-se de um Dodge Challenger 1970, o primeiro a chegar ao mercado com esse nome, que recebeu um tratamento de atualização, tanto mecânica como de equipamento, embora a nível exterior siga mantendo a mesma estética do modelo original. O interior conta com um habitáculo ligeiramente modernizado, assim como levantando o capô.

O chassi também recebeu melhorias, com um novo esquema de suspensão e freios, além da mais que lógica moderna transmissão Tremec, que é manual de seis velocidades, para poder transferir todo o poder do motor de 717 cv ao asfalto.

Esse carro será leiloado pela Mecum Auctions no próximo mês de maio em Indianapolis (EUA), onde seguramente alcançará um valor superior ao da etiqueta de preço de um Hellcat atual no concessionário.