DODGE VIPER ACR

2016 - DODGE VIPER ACR

DODGE VIPER ACR imagens e fotos de carros

A Dodge revelou ontem, sexta-feira (8), a tradicional edição American Club Racer (ACR) para o Viper em sua edição 2016. O modelo que começa a ser vendido no mercado norte-americano no segundo semestre deste ano ainda não tem seu preço definido, e será o Viper de competição legalizado para as ruas mais potente e mais rápido já produzido. Além do motor, a Dodge retrabalhou suspensões, pneus, freios e aerodinâmica.

O Viper ACR é equipado com um motor V10 de 8.4 litros que produz 650 cv de potência e 820 Nm de torque, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades. Além disso, a edição traz ponteiras de escapamento exclusivas, rodas de 19 polegadas revestidas com pneus Kumho Ecsta V720 desenvolvidos exclusivamente para a versão, freios carbocerâmicos da Brembo, suspensão recalibrada com ajuste entre 10 regulagens e amortecedores Bilstein.

Em termos estruturais, a engenharia da Dodge conseguiu equilibrar o peso do Viper ACR de modo a obter o equilíbrio entre os eixos (50:50). Por fim, está disponível um kit aerodinâmico que inclui aletas dianteiras, capô com saídas de ar, difusor traseiro em fibra de carbono, splitter dianteiro e um grande aerofólio traseiro regulável.

Conforme a Dodge, a velocidade máxima é de 285 km/h com o conjunto produzindo uma força descendente de quase uma tonelada, a maior já vista em um carro de produção. O interior do ACR vem mais simples, sem ajuste elétrico de bancos e com pouca forração, para reduzir o peso. Em contrapartida, a tela central do painel dá acesso a ajustes e informações variados sobre a mecânica e o desempenho.

A versão ACR foi oferecida pela primeira vez ainda no Viper da 1ª geração, em 1999, retornando no modelo 2008. Para a geração atual, a versão havia sido mostrada como um concept no Sema Show do ano passado.