DODGE VIPER ASC DIAMONDBACK POWERED BY McLAREN

2006 - DODGE VIPER ASC DIAMONDBACK POWERED BY McLAREN

DODGE VIPER ASC DIAMONDBACK POWERED BY McLAREN imagens e fotos de carros

Trata-se de um exemplar único no mundo que foi apresentado no Salão de Detroit 2006. As origens do icônico superesportivo americano estão ligadas a uma marca europeia, concretamente a Lamborghini, que foi a empresa encarregada do desenvolvimento do colossal motor 8.3 V10 da primeira geração do Viper. Uma motorização que, embora evoluída, continuou sendo usada até que o Dodge Viper finalmente deixasse de ser fabricado em 2017.

Embora possa parecer que o Dodge Viper das imagens abaixo tenha relação com outra empresa da Europa, pois o titular deixa bem claro que se trata de um Dodge Viper modificado pela McLaren, isso nada tem a ver com a McLaren que todos conhecemos. A McLaren Engines é uma empresa de engenharia americana com sede no estado de Michigan que foi estabelecida por Bruce McLaren para participar nas séries Can-Am e Indy, e agora está integrada dentro do grupo Linmar e não guarda nenhuma relação com a marca britânica, além de sua origem e o seu nome.

A McLaren Engines encarregou-se de potenciar o motor 8.3 V10, que de origem desenvolvia nada menos que 510 cv de potência. Os arquitetos desse pedido foram os especialistas da American Specialty Cars (ASC), que obsecados em melhorar a relação entre peso e potência do Viper, criaram um exemplar único denominado oficialmente como ASC Diamondback Viper.

Mas, infelizmente a ASC acabou quebrando um ano depois da estreia do Diamondback Viper. O único exemplar produzido daquele interessante projeto permaneceu em bom estado e agora está à venda em busca de um novo proprietário.

A ASC introduziu painéis na carroceria fabricados em fibra de carbono, o que permitiu baixar o peso do carro em cerca de 38 quilos. Ao mesmo tempo, a McLaren Performance Technologies modificou o sistema de admissão do motor ao estilo dos Can-Am da McLaren da década de 60, o que junto com outras mudanças, permitiu elevar a potência dos 510 cv originais até os 615 cv. Assim, conseguiram melhorar o desempenho substancialmente, baixando o sprint de 0 a 60 mph (0 a 96 km/h) de 4.0 para 3.5 segundos.

Para criar esse Diamondback Viper, a ASC desembolsou por volta de 750.000 dólares. Agora, 12 anos depois de sua apresentação e com somente 120 km no marcador, esse carro está à venda por 295.000 dólares. Veja o anúncio aqui.



07/08/2018

UM DODGE VIPER MODIFICADO PELA McLAREN ESTÁ A VENDA NOS ESTADOS UNIDOS