FERRARI F166 MM/212 EXPORT UOVO

1950 - FERRARI F166 MM/212 EXPORT UOVO

FERRARI F166 MM/212 EXPORT UOVO imagens e fotos de carros

Todos os anos são realizados uma infinidade de leilões de carros em todo o mundo, mas apenas um número muito reduzido de exemplares extremamente raros são colocados à venda. O ano de 2017 acaba de iniciar, mas já sabemos que nos dias 18 e 19 de agosto será leiloado o único Ferrari F166 MM/212 Export Uovo de 1950. Trata-se de um exemplar único, obra dos italianos da Carrozzeria Fontana.

Foi o piloto italiano Giannino Marzotto, herdeiro de um negócio no ramo têxtil, quem idealizou esse carro, pois não estava satisfeito com nenhum dos modelos oferecidos pela Ferrari na época, portanto recorreu aos serviços do encarroçador para criar seu veículo com uma carroceria de Duralumin, que foi um dos primeiros tipos de liga de alumínio com uma combinação de cobre, magnésio e manganês.

A carroceria fabricada na medida foi instalada em um chassi procedente de um Ferrari F166 MM ao qual se adaptou um motor V12 de 6.2 litros herdado de um Ferrari F212 Export. Com esse veículo, Marzotto participou da Mille Miglia de 1951, mas infelizmente teve que abandonar a corrida devido a problemas mecânicos. Isso não impediu que ele se pusesse atrás do volante de madeira alguns meses depois e conseguisse uma vitória na Coppa della Toscana.

O proprietário atual está com o carro desde 1986 e o Ferrari não é visto em público há mais de 20 anos, com exceção de uma breve aparição no Museo Enzo Ferrari. Este raro veículo se encontra atualmente em exibição no Rétromobile de Paris até o próximo domingo junto a um Talbot-Lago T150-C SS ‘Goutte d’Eau’ Coupe de 1937. Será leiloado em Monterey, Califórnia, e estima-se que alcance um preço por volta de 5,5 milhões de dólares.