FIAT 500 CLÁSSICO ELÉTRICO BY OFFICINE RUGGENTI

2017 - FIAT 500 CLÁSSICO ELÉTRICO BY OFFICINE RUGGENTI

FIAT 500 CLÁSSICO ELÉTRICO BY OFFICINE RUGGENTI imagens e fotos de carros

Trata-se de um projeto desenvolvido na Itália pela Officine Ruggenti em colaboração com a Newtron Engineering, que permite transformar um Fiat 500 clássico em um carro totalmente elétrico.

O programa se engloba dentro do ‘Decreto Ministeriale 219’ elaborado pelo governo italiano, que a partir do mês de janeiro de 2016 contempla a transformação de veículos que utilizam motor a combustão em elétricos através de um kit de conversão homologado.

Nesse trabalho de conversão, o motor a combustão interna do Fiat 500 é substituído por um elétrico, cuja potência não pode exceder a do motor original, de acordo com o que indicam as leis italianas. Suas potências vão de 7,5 kWh (10 cv) a 15 kWh (20 cv).

As baterias, que são acomodadas onde originalmente era montado o tanque de combustível, permitem ao 500 oferecer uma autonomia de 150 quilômetros, com uma carga completa de 5 horas. No entanto, em 40 minutos suas baterias podem ser carregadas em até 80% de sua capacidade.

A empresa comercializa os Fiat 500 totalmente acabados por 23.500 euros mais impostos, mas qualquer outro 500 pode ser transformado por um custo de 5.900 euros mais impostos, aos quais deverá ser acrescentado o custo do pacote de baterias de 6.000 euros adicionais.

O projeto contempla oficinas autorizadas distribuídas por toda a Itália, portanto não será necessário comparecer à sede da empresa na Sicilia para sua instalação. Por enquanto, tanto o sistema de conversão, assim como também os carros completos estarão disponíveis somente na Itália.