FIAT X1-23 CONCEPT

1972 - FIAT X1-23 CONCEPT

FIAT X1-23 CONCEPT imagens e fotos de carros

Os carros elétricos são e serão protagonistas nas grandes cidades. Pequenos e manejáveis, zero emissões e com um estilo divertido e moderno. Todas essas premissas parecem do ano de 2019, mas em 1972, em Turin, o pessoal do Centro Stilo Fiat ja imaginava criar o Fiat X1/23. Trata-se de um protótipo extremamente interessante: primeiro porque é totalmente funcional e segundo porque parece tratar-se de um presságio do futuro, incrivelmente acertado.

A verdade é que se a Fiat adotar algo parecido hoje em dia não seria estranho. Imagine um carro de dois lugares, urbano, com um estilo único e elétrico. Um rival italiano do Smart elétrico. É exatamente o que propõe o Fiat X1/23, além de um design que ainda continua assombrando. Um habitáculo ultracompacto que buscava combinar a máxima praticidade nas estreitas ruas italianas com uma sensação de amplitude, alívio e luminosidade.

Hoje em dia vendo a quantidade de Smarts que rodam nas cidades italianas, não dá para entender como a Fiat não decidiu lançar algo assim no mercado. Está certo que em sua linha existem modelos míticos, mas esse pequeno tem personalidade em abundância, algo difícil de ver em nossos tempos. O Fiat X1/23 foi apresentado no Salão de Turin de 1972 como um exercício de design e foi somente em 1976 que a marca decidiu dar-lhe vida, adicionando um motor elétrico de 14 kW (19 cv) sobre o eixo dianteiro.

Esse pequeno motor era alimentado por um pacote de baterias de níquel-zinco, novidade para o seu tiempo, situado na parte traseira, sobre o eixo traseiro e debaixo do pequeno espaço de carga do porta-malas. Com esse motor, o Fiat X1/23 tinha potência suficiente para ser o rei da cidade, alcançando os 80 km/h de velocidade máxima e sendo capaz de rodar 80 km com uma só carga.

Infelizmente, o Fiat X1/23, embora contasse com inúmeros detalhes estéticos interessantes, não deixou de ser um exercício futurista da marca, que lamentavelmente jamais se viu refletido em nenhum modelo da Fiat. Sem dúvida seria uma boa ideia até nos dias de hoje, ainda mais que a Fiat precisa de um empurrão em sua tecnologia elétrica e um modelo com uma personalidade arrebatadora como a desse carro poderia ser um bom ponto de partida, ou pelo menos um projeto onde buscar inspiração.