FORD LE MANS 50TH ANNIVERSARY EDITION

2016 - FORD LE MANS 50TH ANNIVERSARY EDITION

FORD LE MANS 50TH ANNIVERSARY EDITION imagens e fotos de carros

Em 1966, a Ford conseguia uma das façanhas que ainda ecoam no mundo automobilístico: os três primeiros lugares nas 24 Horas de Le Mans, enchendo o pódio com os seus fantásticos Ford GT40 em uma competição que era dominada pela Ferrari nos anos anteriores da década.

É conhecida a história de que o Ford GT40 nasceu depois da tentativa frustrada de compra da Ferrari pela Ford. Como uma forma de vingança natural pela negativa de Enzo Ferrari, os americanos resolveram bater os italianos em seu território natural, os circuitos. Desde então, os Ford GT tornaram-se os modelos mais icônicos dos americanos, uma demonstração de até onde é capaz de chegar a marca do oval azul.

Cinquenta anos depois da espetacular vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1966 - que se repetiria nos três anos seguintes - a Ford apresenta uma edição especial comemorativa de sua linha esportiva, denominada ‘Le Mans 50th Anniversary Edition’. Será oferecida sobre quatro modelos diferentes: Fiesta ST, Focus ST, Focus RS e Mustang, e estará disponível unicamente na França.

Cada um deles oferece uma personalização exterior e interior notadamente esportiva, assim como mais equipamento. Todos eles destacam-se pela pintura na cor Preto Mica, cruzada longitudinalmente por listras esportivas em cinza, a mesma combinação de cores que apresentava a unidade do Ford GT40 vencedora em Le Mans no ano de 1966.

Outros detalhes específicos da edição especial ‘Le Mans Anniversary Edition’ são suas placas comemorativas na parte traseira e no interior do carro, sobre o painel. Além disso, todos os modelos acrescentam mais equipamento, embora não haja novidades mecânicas. Por exemplo, o Fiesta ST incorpora rodas de liga leve de 17 polegadas, freios com pinças vermelhas e sensores de estacionamento.

No caso do Focus ST se acrescentam rodas de liga leve de 18 polegadas e pinças de freio vermelhas, enquanto que o Focus RS incorpora vários pacotes opcionais como a chave ‘mãos livres’ e um equipamento de som Premium. Por último, entre o equipamento de série do Mustang GT - edição que é oferecida somente com o motor V8 - destaca-se o navegador e as rodas de liga leve de 19 polegadas.

Resumindo, trata-se de uma edição especial, que embora não aporte novidades consideráveis além de seu exterior e do equipamento opcional incluído de série, será interessante para os clientes franceses da marca. Os Ford ‘Le Mans 50th Anniversary Edition’ estarão disponíveis na França a preços um pouco superiores às versões standard, limitando-se a 200 unidades no total, 50 para cada modelo.