FORD MUSTANG COBRA JET 50TH ANNIVERSARY

2018 - FORD MUSTANG COBRA JET 50TH ANNIVERSARY

FORD MUSTANG COBRA JET 50TH ANNIVERSARY imagens e fotos de carros

A nova versão de competição do Ford Mustang já é oficial. Após um escuro teaser em que a empresa anunciava uma nova edição limitada da versão drag-racer do esportivo, o novo Mustang Cobra Jet 50th Anniversary 2018 já foi apresentada nos Estados Unidos, o único mercado onde estará disponível. Segundo a marca, este é o Mustang drag-racer mais potente e rápido fabricado até agora, e embora não revele seu número de potência, apenas informa que é capaz de acelerar o quarto de milha em cerca de 8.5 segundos.

A Ford não costuma desenvolver nem apresentar uma nova versão Cobra Jet a cada ano, por isso que a chegada de cada interação dessa versão sem número de chassi nem homologação alguma que não seja a da NHRA (National Hot Rod Association), torna-se um acontecimento. Sobretudo para os aficionados nas competições oficiais de drag.

Este ano precisamente se cumprem 50 anos do lançamento do primeiro Cobra Jet em 1968, do qual foram fabricados somente 50 exemplares. Por isso que como um tributo, essa nova versão conta com um equipamento especial e uma produção muito limitada, pois serão fabricados somente 68 exemplares, em homenagem ao ano do primeiro Cobra Jet. Mas tanta exclusividade terá um preço, pois cada um dos 68 exemplares custará 130.000 dólares, um valor muito superior ao do seu antecessor, que nem sequer chegava aos 100.000 dólares.

O destino desses exemplares, salvo os que forem comprados para serem enterrados em coleções particulares, é o de queimar borracha sobre o asfalto das centenas de pistas da NHRA que podem ser encontradas nos Estados Unidos. Daí que essas versões não são licenciáveis, pois são desenvolvidas e nascem como veículos puros de competição e não contam com o habitual VIN - número de chassi para veículos de rua.

O Cobra Jet conta com o motor V8 Coyote, mas com a cilindrada elevada até os 5.2 litros (não é o bloco do Shelby GT350) e diversas melhorias, como a adição de um enorme compressor Whipple de 3.0 litros. O modelo conta com todos os elementos necessários para ser homologado pela NHRA, como bancos ‘bucket’, sistema de extinção de incêndios e o inevitável ‘santoantonio’. Entre as diversas modificações surge um chassi bem reforçado e um novo eixo traseiro rígido no lugar do esquema multibraço que estreou na geração atual do Mustang.

Só pode ser solicitado em duas cores: vermelho Race Red e branco Oxford White (das imagens). Os 68 exemplares contarão com diversos elementos alusivos à edição especial de aniversário, embora também possa ser solicitado sem decoração alguma para facilitar a tarefa da equipe ao decorá-lo com seus patrocinadores. O primeiro exemplar do novo Mustang Cobra Jet 50th Anniversary será exposto no Woodward Dream Cruise, no próximo final de semana em Detroit. Veja o vídeo.