FORD TOURNEO CUSTOM PLUG-IN HYBRID

2020 - FORD TOURNEO CUSTOM PLUG-IN HYBRID

FORD TOURNEO CUSTOM PLUG-IN HYBRID imagens e fotos de carros

A ofensiva elétrica da Ford está em marcha. Embora o fabricante já venha apostando há um bom tempo na eletrificação, agora decidiu dar um passo à frente e em um evento organizado na cidade de Amsterdam mostrou inúmeras novidades que muito em breve chegarão aos concessionários. Uma delas é a versão híbrida plug-in do Ford Tourneo Custom.

O novo Ford Tourneo Custom Plug-in Hybrid entra em cena com o objetivo de captar a atenção do público que necessita de um veículo espaçoso para transportar mais de cinco passageiros e que deseja iniciar sua particular transição para a mobilidade elétrica. Essa mecânica estará disponível na linha do Tourneo Custom a partir do final deste ano de 2019. Será então que terá início a sua comercialização na Europa.

Com uma capacidade para até oito passageiros, o novo Ford Tourneo Custom Plug-in Hybrid se posicionará como uma alternativa aos monovolumes tradicionais que dispõem em sua linha de uma mecânica híbrida. Embora a oferta não seja muito variada, já faz tempo que para muitas marcas os furgões se tornaram os novos monovolumes. O lançamento do Tourneo Custom PHEV faz parte da primeira fase de uma ofensiva de produto da Ford para o velho continente.

O sistema híbrido plug-in que impulsiona o Ford Tourneo Custom é composto de um motor a gasolina 1.0 EcoBoost que atua como um extensor de autonomia e um pequeno motor elétrico que atua sobre o eixo dianteiro, que é alimentado pela energia armazenada em uma bateria de íons de lítio de 13.6 kWh. Além disso, dispõe de um sistema de recuperação de energia durante a frenagem. Anuncia uma autonomia de 50 quilômetros em modo totalmente elétrico, e se for utilizado o motor a combustão interna, a autonomia total se eleva até os 500 quilômetros.

A bateria se encontra debaixo do piso do porta-malas e conta com um sistema de refrigeração líquida. O sistema permite ao condutor escolher entre quatro modos para adaptar o funcionamento do sistema híbrido plug-in às necessidades momentâneas:

EV Auto: Este modo de funcionamento proporciona a combinação ótima de rendimento e eficiência. Dependendo dos níveis de energia da bateria e do cenário no momento, o sistema decidirá se ativa o extensor de autonomia.

EV Now: Se prioriza o funcionamento em modo 100% elétrico utilizando a carga da bateria.

EV Later: A carga da bateria é reservada para ser usada mais tarde e a todo momento se utiliza o motor a gasolina.

EV Charge: Neste modo de condução o extensor de autonomia está em funcionamento para carregar a bateria e poder usar o modo EV Now mais tarde.

Por outro lado, usando a tomada de carga situada no para-choque dianteiro se poderá recarregar a bateria. Usando uma tomada de corrente de 240 volts será preciso 5.5 horas para completar a carga.

Assim como ocorre com o Ford Tourneo Custom com motor diesel, a versão híbrida plug-in mantém intactas as capacidades de adaptabilidade do interior, podendo ser modificadas a disposição das duas filas traseiras. O quadro de instrumentos foi adaptado a esta mecânica eletrificada, já que o conta-giros foi substituído por um indicador de potência/carga, assim como por um pequeno indicador que mostra o estado da bateria.