HONDA CIVIC HATCHBACK CONCEPT

2016 - HONDA CIVIC HATCHBACK CONCEPT

HONDA CIVIC HATCHBACK CONCEPT imagens e fotos de carros

Apresentando uma aparência muito semelhante à do modelo que foi colocado à venda nos Estados Unidos no final do ano passado, o concept do novo Honda Civic de cinco portas para a Europa revela linhas dinâmicas e robustas, com a versão de produção sendo esperada praticamente idêntica.

Com a Honda apostando em uma estratégia global de novos produtos, e em particular para o novo Civic, o concept revela uma imagem muito aproximada à do modelo norte-americano, com uma proeminente grade cromada, faróis afilados e aparência esportiva. No entanto, do pilar B para trás, as diferenças são mais evidentes em relação ao sedan e ao coupe, ainda que se verifiquem pontos de contato evidentes, como o formato das lanternas traseiras. O novo Civic Hatchback será 30 mm mais largo, 20 mm mais baixo e 130 mm mais comprido do que a geração atual.

No mais, como é um concept, surge com uma aparência mais esportiva e agressiva, perceptível, por exemplo, nas rodas de grandes dimensões e no para-choque com entradas de ar mais amplas, elementos que poderão não fazer parte do modelo de produção. Entretanto, as saídas de escape na posição central vistas no concept também são encontradas no modelo que se encontra em testes de desenvolvimento, pelo que o concept poderá mostrar uma versão mais esportiva que não a Type-R.

Para isso, poderia contar com uma versão menos potente do mesmo motor, ou seja, um bloco 2.0 Turbo VTEC em um nível de potência mais contido (por volta dos 230/240 cv), ao passo que o mais esportivo da linha contaria com os mesmos 310 cv do modelo atualmente à venda na Europa e no Japão.

Já estão confirmados os motores 1.0 e 1.5 (ambos turbo), o primeiro com potência na ordem dos 120 cv e o segundo com versões de 150 ou 160 cv. Assim como o modelo atual, o novo Civic de cinco portas será produzido na fábrica britânica de Swindon (Reino Unido), sendo depois exportado para os outros mercados globais, incluindo o norte-americano, em um regresso deste tipo de carroceria àquele país.

Daisuke Tsutamori, líder do Projeto da 10ª Geração Civic, comentou o aspecto estético do carro e deixou uma ideia de como esse design diferente foi concebido e implementado: “Sabíamos que teríamos que criar um design exterior apelativo e que se destacasse dos demais, desafiando o estilo convencional do automóvel compacto europeu, mas mantendo-se fiel aos valores básicos do Civic original, ou seja, uma união entre caráter esportivo e um design diferente, em um conjunto com uma condução dinâmica mais que excelente e uma versatilidade muito prática”.