HYUNDAI ELEVATE CONCEPT

2019 - HYUNDAI ELEVATE CONCEPT

HYUNDAI ELEVATE CONCEPT imagens e fotos de carros

Surgiu como o ‘carro andador’ ou ‘escalador’ e apareceu em Las Vegas na CES como um UMV (Utility Mobility Vehicle) ou o carro que chega a todo o lugar pronto para realizar resgates de pessoas em caso de calamidade.

Na essência é uma cabine com a frente e a traseira iguais, ampla abertura central para acessibilidade de feridos e acesso frontal e traseiro de macas, além de pernas robóticas que permitem rolar, andar e passar por cima de praticamente tudo, como se pode ver no vídeo abaixo.

As primeiras 72 horas são decisivas em um salvamento e é aí que o Hyundai Elevate tem intervenção decisiva, pois é capaz de chegar a áreas devastadas por catástrofes naturais (terremotos, furacões e inundações) imediatamente, passando pelos escombros e com capacidade de fazer chegar apoio rapidamente. O segredo está nas pernas do veículo que podem levantar, baixar, sendo articuladas como em um robô.

“Quando há uma catástrofe natural, os veículos de apoio e salvamento só podem deslocar-se até à beira do acontecimento, pois não têm capacidade de ultrapassar os escombros. O resto precisa ser feito a pé, o que exige tempo e esforço, sendo muitas vezes a diferença entre um salvamento ou a confirmação de uma morte. O Elevate ultrapassa tudo isso passando por cima dos escombros e levando apoio até as vítimas da catástrofe” disse John Suh, o VP da Hyundai e responsável pela Hyundai Cradle, departamento da marca coreana ligada à robótica e realidade aumentada, localizado na Califórnia.

O Elevate consegue ultrapassar um muro com 1.52 metros de altura, passar por cima de buracos com quase 2 metros, ‘andar’ por diversos terrenos e consegue ter uma via dianteira e traseira de quase 5 metros. Um sistema projetado pela Hyundai mantém a cabine sempre nivelada, o que é uma vantagem no transporte de feridos graves.

O Elevate pode ser usado também pelos bombeiros e proteção civil para deslocar doentes ou usuários de mobilidade reduzida em zonas pouco adaptadas a cadeiras de rodas ou macas, nivelando a carroceria e passando pelos obstáculos com as pernas robóticas.

O Elevate utiliza um módulo com motorização elétrica que pode receber qualquer tipo de carroceria, dotado de quatro pernas robóticas que ‘escondem’ os motores elétricos nos cubos das rodas. Essas pernas têm articulação vertical e horizontal capaz de replicar os movimentos de répteis, permitindo-lhe caminhar, é esse mesmo o termo, em qualquer direção. Quando as pernas recolhem e o Elevate fica à altura do solo, as rodas permitem-lhe rolar e graças aos quatro motores elétricos, rodar a velocidade de cruzeiro em auto estrada.