HYUNDAI i30 N

2018 - HYUNDAI i30 N

HYUNDAI i30 N imagens e fotos de carros

Finalmente a marca coreana revelou oficialmente o novo Hyundai i30 N, sua primeira proposta dentro do segmento dos compactos esportivos, que chega para encarar os Volkswagen Golf R e SEAT León Cupra, entre outros.

A Hyundai se estabeleceu na Europa há alguns anos com seu centro de desenvolvimento, para de forma paulatina começar a adaptar o desenvolvimento de seus novos modelos ao gosto e às necessidades dos clientes europeus. E recentemente decidiram ir um passo além, ao lançar uma divisão esportiva que acrescenta a seus modelos a designação ‘N’.

Produto dessa nova divisão esportiva nasceu o novo Hyundai i30 N, o primeiro compacto esportivo do fabricante coreano, cujo desenvolvimento acumula mais de 10.000 quilômetros no circuito alemão de Nürburgring.

Em relação a seu design exterior, o Hyundai i30 N conta com uma estética agressiva que incorpora um pacote aerodinâmico exclusivo que inclui um splitter dianteiro, um novo para-choque com entradas de ar de maiores dimensões, um aerofólio traseiro e um difusor traseiro, conseguindo um conjunto que lhe permite conseguir uma maior carga aerodinâmica. Além disso, conta com rodas de liga leve de 19 polegadas opcionais, dupla saída de escape com válvula variável, pinças de freio de cor vermelha, carroceria em tons exclusivos, etc.

No interior as diferenças em relação ao modelo convencional são menos visíveis. Inclui um novo volante com comandos para modificar os modos de condução, novos bancos esportivos com estofamento em couro e Alcantara, pedais de alumínio, etc.

Porém, o mais importante é o que ocorre na parte mecânica. O Hyundai i30 N utiliza um motor turbo T-GDi de 2.0 litros, um bloco de quatro cilindros que desenvolve 250 cv de potência a 6.000 rpm e um torque máximo de 353 Nm que é entregue de forma constante entre as 1.450 e as 4.000 rpm. Além disso, está disponível um pacote opcional denominado ‘Performance Pack’, que eleva a potência do seu motor até os 275 cv.

O propulsor surge acoplado unicamente a uma transmissão manual de seis velocidades, pelo menos inicialmente. Essa configuração mecânica permite ao Hyundai i30 N acelerar de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos, que descem aos 6,1 segundos para a versão de 275 cv. A velocidade máxima em ambos os casos foi limitada aos 250 km/h.

O ‘Performance Pack’ acrescenta uma ECU com nova regulagem que permite um aumento de 20 cv de potência, mas as modificações não terminam aí. Acrescenta ainda um diferencial de deslizamento limitado, freios mais potentes com discos dianteiros de 18 polegadas e traseiros de 17 polegadas, rodas de liga leve de 19 polegadas calçadas com pneus Pirelli P Zero, etc.

O fabricante o define como um carro esportivo de uso cotidiano, que se ajusta tanto às necessidades diárias como à sua utilização em circuitos. O i30 N inclui cinco modos de condução denominados Eco, Normal, Sport, N e N Custom, ajustáveis através de dois botões situados no volante. Esses diferentes modos de condução permitem modificar o caráter do carro, com ajustes que afetam o controle de estabilidade, os amortecedores, o diferencial, a direção e até o som do escape, graças à utilização de uma válvula variável. Além disso, inclui um sistema de Launch Control e um botão ‘Rev’ no volante, que permite aumentar as rotações do motor entre as mudanças de marchas.

Tudo indica que o novo Hyundai i30 N tem tudo o que é necessário para transformar-se em um sucesso imediato. Resta esperar quais serão seus preços para saber se realmente será uma alternativa aos atuais compactos esportivos disponíveis no mercado.



13/07/2017

REVELADO O NOVO HYUNDAI i30 N QUE CHEGA COM 275 CV