JAGUAR D-TYPE BERNIE ECCLESTONE

1956 - JAGUAR D-TYPE BERNIE ECCLESTONE

JAGUAR D-TYPE BERNIE ECCLESTONE imagens e fotos de carros

O Jaguar D-Type é um dos modelos mais vitoriosos da marca britânica, assim como um dos mais valiosos. Entre as conquistas do modelo surgem vitórias em circuitos importantes como Sebring, Reims, Spa e Le Mans, por isso que podemos dizer que se trata de um dos clássicos mais destacados da Jaguar.

Como modelo criado para competição, sucessor do C-Type, o D-Type contou com uma produção extremamente baixa. O número oficial é de somente 24 exemplares fabricados em meados da década de 50, dos quais, se acredita que somente 2 deles saíram da fábrica no Reino Unido portando a vibrante cor vermelha que podemos ver nas imagens, portanto, é um exemplar muito relevante do modelo.

Ao seu histórico podemos destacar vários proprietários célebres, entre os quais se destacam o piloto britânico Peter Blond, o manager do Led Zeppelin, Peter Grant e Bernie Ecclestone, até pouco tempo o manda-chuva da Fórmula 1. Este dispõe de uma extensa coleção de esportivos clássicos de competição, mas em 1955 se tornou o primeiro proprietário deste exemplar do D-Type, após tê-lo adquirido no concessionário Jaguar Henlys, de Manchester, que tinha muita dificuldade para encontrar um comprador.

O Jaguar D-Type passa a ser um dos primeiros veículos destinados à competição e onde a aerodinâmica tinha um papel fundamental. Isso se deve a Malcolm Sayer, especialista em aerodinâmica da Jaguar e procedente da Bristol Aeroplane Company. Sua leve carroceria de alumínio foi esculpida no túnel de vento, e os resultados falam por si só, o D-Type conseguiu 3 vitórias absolutas em Le Mans de forma consecutiva, entre 1955 e 1957.

Este exemplar chegou a competir em vários eventos com grandes resultados e se encontra em um estado espetacular, conservando inclusive o motor original. Será a peça central do próximo evento da Gooding and Company, em Scottsdale, Arizona, onde se espera que alcance um valor entre 10 e 12 milhões de dólares.