JAGUAR D-TYPE ECURIE ECOSSE TEAM - LE MANS WINNER

1956 - JAGUAR D-TYPE ECURIE ECOSSE TEAM - LE MANS WINNER

JAGUAR D-TYPE ECURIE ECOSSE TEAM - LE MANS WINNER imagens e fotos de carros

O Jaguar D-Type que a RM Auctions irá leiloar em Monterey é um carro perfeito em todos os aspectos: conta com numerosos dados curiosos e de importância. Por exemplo, com o chassi XKD 501, trata-se do primeiro chassi designado como Jaguar D-Type. Mas talvez sua maior conquista seja ter vencido as 24 Horas de Le Mans de 1956, em plena idade de ouro do esporte a motor, com modelos da Ferrari, Aston Martin, Jaguar, Porsche e Lotus competindo em Le Sarthe. 

O Jaguar D-Type possivelmente seja o Jaguar mais cotado, já que este exemplar é o único do mundo que venceu em Le Mans e que se encontra em bom estado e completamente original. Em outras palavras: é o Santo Graal para os colecionadores de modelos da Jaguar. Esse D-Type foi fabricado em 1955 e um ano depois, no dia 28 de julho de 1956 conquistava Le Sarthe. O carro está pintado no tradicional ‘Scottish Dark Blue’, a cor original utilizada pela equipe escocesa Ecurie Ecosse e apresenta um aspecto idêntico ao de então. O chassi também foi o primeiro vendido a uma equipe externa.

Definitivamente uma série de fatos que o fazem único e realmente especial. Depois de sua participação em Le Mans, este Jaguar D-Type participou em outros eventos de relevância, como a Mille Miglia de 1957. A partir de então, o carro passou a fazer parte da coleção do financiador da equipe: Major Thomson of Peebles. Em outubro de 1970 mudou de mãos e foi adquirido por Sir Michael Nairn, que o restaurou e o deixou no mesmo estado que em sua participação em Le Mans. 

Em 2001, o D-Type XKD 501 cruzou o Atlântico e foi comprado por um dos maiores colecionadores dos Estados Unidos, que o voltou a submetê-lo a uma revisão realizada pela eminência em D-Type, John Pearson. O carro foi apresentado completamente restaurado no Concurso de Elegância de Pebble Beach, em 2002. Agora, esse colecionador deseja se desfazer dessa joia, um ícone da história automobilística e da história da Jaguar. Um carro que fará as delícias tanto de amantes da Jaguar como do clássico esporte a motor.