JAGUAR E-TYPE COUPE BY E-TYPE UK

1974 - JAGUAR E-TYPE COUPE BY E-TYPE UK

JAGUAR E-TYPE COUPE BY E-TYPE UK imagens e fotos de carros

Os faróis já revelam à primeira vista que não estamos diante de um dos habituais exemplares do Jaguar E-Type, pois este é um carro de 1974 e, portanto, da terceira série do modelo, um E-Type Series 3. Muito menos midiático e valorizado que os primeiros exemplares. Ele se diferencia por contar com notáveis modificações na parte dianteira e na traseira, entre outras, porém as mais chamativas e evidentes são precisamente as luzes auxiliares dianteiras e as lanternas traseiras, que contam com um tamanho consideravelmente maior, o que rompe em parte a elegância das delicadas linhas do E-Type.

Talvez por isso seu proprietário não tivesse objeção em deixar que os especialistas da E-Type UK, uma oficina altamente especializada no modelo clássico, restaurassem e melhorassem seu carro. Respeitando sua estética clássica, mas efetuando algumas modificações em várias áreas importantes, para conseguir ‘modernizar’ não só sua estética, mas também seu comportamento.

As mudanças mais drásticas surgem no motor V12, um bloco que originalmente contava com 5.3 litros, mas que depois de ser desmontado completamente e reconstruído com novos elementos, agora dispõe de 6.1 litros. A cilindrada mais alta e jamais vista em um exemplar desse tipo.

As mudanças mecânicas foram muitas, como um sistema de injeção totalmente novo, uma nova ECU e, é claro, um sistema de escape na medida para essa criação. O resultado é um vão motor que parece a vitrine de uma joalheria e de onde saem 298 cv. A transmissão é totalmente nova, uma caixa manual de cinco velocidades especialmente criada com peças feitas em alumínio da mais alta qualidade - um grau aeroespacial, como anuncia o pessoal da E-Type UK.

O chassi também conta agora com várias modificações, como uma nova suspensão e freios à disco da AP Racing em todas as rodas. As rodas parecem ser originais - com pneus com a banda de cor branca - mas a verdade é que são novas e mais largas que as rodas originais de um E-Type de meados dos anos 70.

Praticamente todos os sistemas, tanto do interior como do exterior, foram substituídos por novos elementos de tecnologia atual e melhor funcionamento, como é o caso dos sistemas de climatização e iluminação, este último com elementos LED. Todo o interior foi revestido em couro e a única diferença visível é o novo botão de partida, de aspecto claramente moderno.