JAGUAR E-TYPE ROADSTER LIGHTWEIGHT

1963 - JAGUAR E-TYPE ROADSTER LIGHTWEIGHT

JAGUAR E-TYPE ROADSTER LIGHTWEIGHT imagens e fotos de carros

A Jaguar prepara-se para fabricar seis novos E-Type ‘Lightweight’, aquela que é provavelmente a versão mais carismática e exclusiva do icônico modelo esportivo britânico.

Os novos veículos que serão produzidos pela Jaguar são as seis unidades da série original de 18 veículos que não foram fabricadas mas que integravam o projeto ‘Lightwweight’. O objetivo inicial do projeto que começou em 1963, era produzir 18 versões especiais de competição para a categoria GT, mas apenas 12 unidades acabaram sendo produzidas, a última das quais em 1964.

Agora a Jaguar prepara-se para dar nova vida aos seis veículos que faltaram, concedendo-lhes a numeração original do chassis.

Derek Weale, Director da Jaguar Land Rover Heritage Business diz que “este é um projeto incrivelmente entusiasmante para a Jaguar. O E-Type é um modelo icônico, e a versão ‘Lightweight’ é a mais admirada de todas. Não podíamos perder a oportunidade de completar a série original de 18 veículos, 50 anos depois da criação do último ‘Lightweight’.”

Os novos E-Type ‘Lightweight’ vão ser produzidos integralmente de forma artesanal pelos especialistas com mais experiência da marca. Cada veículo será fabricado em conformidade com as especificações exatas dos modelos originais de 1963, incluindo o motor de seis cilindros em linha e 3,8 litros de cilindrada. Os clientes poderão selecionar acabamentos personalizados para a cabine e para a carroceria em alumínio, pintura e autocolantes de patrocinadores e também algumas modificações mecânicas.

A redução de peso proporcionada pelos modelos originais ‘Lightweight’ foi de 114 kg relativamente a um E-Type de série, graças aos painéis da carroceria e ao bloco do motor serem produzidos integralmente em alumínio, à ausência de alguns acabamentos interiores e a uma grande quantidade de medidas adicionais para redução do peso final, incluindo vidros de correr.