JAGUAR E-TYPE ZERO CONCEPT

2018 - JAGUAR E-TYPE ZERO CONCEPT

JAGUAR E-TYPE ZERO CONCEPT imagens e fotos de carros

Revelado durante o Jaguar Land Rover Tech Fest em 2017, o Jaguar E-Type Zero é um dos concepts mais atraentes da marca britânica e que melhores críticas tem recebido nos últimos tempos. Esse Jaguar E-Type recebeu uma nova mecânica elétrica alimentada por baterias em substituição ao seu clássico motor XK à gasolina de seis cilindros em linha, mas respeitando ao máximo sua estética original.

Assim como revelou a marca britânica desde o primeiro momento, uma vez comprovada a boa aceitação do concept, o modelo poderá passar à produção, e isso é exatamente o que acaba de confirmar a Jaguar, o E-Type elétrico será fabricado e as primeiras unidades serão entregues no verão europeu de 2020.

Esse anúncio foi revelado neste final de semana no Pebble Beach Concours d’Elegance 2018, já que a marca britânica participa em vários dos eventos paralelos ao concurso e onde será apresentada uma nova iteração do protótipo elétrico do E-Type, com algumas mudanças mínimas em relação ao concept original e espera-se que corresponda à sua configuração definitiva de produção.

A marca não revelou mais detalhes sobre a produção do modelo e o seu possível preço, mas entende-se que se tratará de um serviço de conversão para todos aqueles clientes que já possuem um E-Type ou a série limitada criada pela própria marca a partir de chassis existentes e restaurados do modelo clássico de dois lugares.

O novo Jaguar E-Type Zero que está sendo apresentado esta semana em Monterey, conta com muito poucas mudanças em relação ao protótipo original apresentado em 2017. A primeira delas é a mudança da cor, substituindo o azul celeste claro metalizado por um tom dourado metalizado muito apagado e que combina muito bem com o esportivo, embora pareça quase prateado nas imagens oficiais.

As mudanças desse exemplar são mínimas. Além da própria cor da carroceria, a única diferença visível são os piscas dianteiros, cuja cúpula exterior é de cor laranja no lugar de transparente, de resto, esse exemplar é idêntico ao revelado em 2017 e que também foi utilizado durante o recente casamento do Príncipe Harry.

No interior surge o mesmo habitáculo, com o mesmo design e os mesmos elementos e acabamentos. Os revestimentos contam inclusive com a mesma cor e o mesmo painel de instrumentos, que substitui o do modelo clássico original, contando ainda com uma grande tela central e novo painel de comandos. O console central também é novo e serve para eliminar o espaço da alavanca de câmbios que já não existe.

Em termos mecânicos surge um motor elétrico de 300 cv (220 kW) posicionado no mesmo espaço do bloco XK original, de maneira longitudinal. As baterias que o alimentam são de lítio e de 40 kWh de capacidade, com as quais pode rodar até 270 quilômetros com uma só carga.

Uma peculiaridade desse modelo é que a presença tanto das baterias como do motor elétrico não alteram a divisão de pesos do modelo, de modo que as suspensões e freios continuam sendo os originais, portanto não se alteram as sensações de condução oferecidas pelo modelo clássico.