JAGUAR XJ220 C

1993 - JAGUAR XJ220 C

JAGUAR XJ220 C imagens e fotos de carros

No próximo dia 1º de dezembro será celebrada a Bond Street Sale em Londres, um leilão organizado pela casa de leilões Bonhams onde serão vendidos uma série de veículos clássicos de rua e de competição por valores que nem todos os mortais podem acessar. Entre os diferentes lotes que serão leiloados se encontra o Jaguar XJ220-C de 1993, o carro que David Coulthard, David Brabham e John Nielsen participaram nas 24 Horas de Le Mans desse mesmo ano.

Foram criados somente quatro exemplares deste Jaguar XJ220-C pela TWR com carroceria de carbono. Dois deles foram enviados às provas celebradas em maio de 1993, antes da corrida de Le Mans, onde os pilotos estabeleceram tempos de volta que somente foram superados pelos protótipos precursores da categoria que hoje é chamada de Le Mans Prototype (LMP). Com tão bons resultados, a corrida de resistência, que se celebraria no mês seguinte, seria o cenário ideal para conseguir a vitória.

O Jaguar havia sido aliviado por completo, sendo equipado com um interior de corridas com bancos de Kevlar, portas, painel de instrumentos e túnel de transmissão em fibra de carbono, assim como um exterior com uma carroceria extremamente larga e aerodinâmica arrematada com um aerofólio traseiro e rodas monoporca que ajudavam nas trocas de pneus durante a famosa corrida de La Sarthe. Debaixo do capô, um motor V6 biturbo que havia sido limitado pelos restritos regulamentos a 500 cv de potência.

No final, três dos quatro exemplares do Jaguar XJ220-C chegaram a Le Mans. O chassi #002 era pilotado por David Coulthard, David Brabham (filho do tricampeão de Fórmula 1, Sir Jack Brabham) e John Nielsen. Seu desempenho na corrida lhes permitiu ganhar na classe GT na frente da Porsche, mas foram imediatamente desclassificados por não contar com um conversor catalítico instalado no carro.

O XJ220-C continuou durante 1994 e 1995 competindo na categoria GT1 até que foi finalmente aposentado. O exemplar com o qual Coulthard, Brabham e Nielsen conseguiram essa efêmera vitória em Le Mans 1993 será leiloado no próximo dia 1º de dezembro em Londres, onde os especialistas em avaliação da Bonhams esperam que alcance um preço de venda entre 2.2 e 2.8 milhões de libras esterlinas, algo como 10.7 e 13.6 milhões de reais.



21/11/2018

O JAGUAR XJ220-C 1993 DE COULTHARD, BRABHAM E NIELSEN SERÁ LEILOADO EM LONDRES