JAGUAR XJ220 N

1993 - JAGUAR XJ220 N

JAGUAR XJ220 N imagens e fotos de carros

Está à venda nos Estados Unidos este raro exemplar do Jaguar XJ220. Trata-se de um dos únicos 3 chassis preparados pela Tom Walkinshaw Racing (TWR) na década de 90, e conta com especificações do Grupo N de competição.

Portanto, este é um exemplar muito raro do esportivo britânico, e de acordo com o vendedor, é o único sobrevivente dessa exclusiva série limitada de chassis preparados, da qual este foi o último exemplar fabricado. Conta com o número de chassi 003, por isso que é o terceiro e último chassi preparado com essas especificações de corridas.

Ao contrário dos XJ220 de especificações S, que também contaram com uma produção muito baixa, os XJ220 N não contam com muitas mudanças em relação ao modelo de produção standard. Somente as rodas BBS de porca central de competição lhe delatam no exterior. De resto, parece um exemplar a mais do esportivo britânico.

A TWR chegou a preparar até 6 chassis do XJ220 S, que era basicamente uma versão de rua do XJ220 C que havia sido utilizado em competições. Estes contavam com carroceria em fibra de carbono, ópticas dianteiras fixas com cobertura transparente, aerofólio traseiro de grande tamanho e uma mecânica modificada derivada da utilizada em competição, com 689 cv.

Os XJ220 N não são tão conhecidos como as espetaculares versões S, mas com uma produção de somente 3 exemplares, são ainda mais raros.

Como é possível ver nas imagens, além das rodas de competição, o chassi #003 conta com o interior completamente esvaziado, com todos os painéis metálicos descobertos. Conta com o mesmo painel de comandos do XJ220 convencional, mas com bancos de competição e um extintor, isso em um habitáculo completamente pelado e mais próprio de um veículo de competição.

À primeira vista parece que o motor de 6 cilindros sobrealimentado não conta com mudanças em relação à versão de rua standard, e como o resto do veículo, se encontra em perfeito estado. Não é para menos, pois o modelo mostra em seu marcador que rodou apenas 755 quilômetros.

O vendedor não revela a história desse exemplar, que parece ter sido preservado durante anos. Sabe-se somente que foi fabricado em 1993 e que foi adquirido em 1994 por um preço de 900.000 dólares, um valor muito elevado para a época. Seriam 1.5 milhões de dólares atuais se levarmos em conta apenas a atualização do dinheiro. Lembrando que naquela época não existiam no mercado modelos com preços que se aproximassem do milhão de dólares, como é habitual hoje em dia. O carro está sendo vendido pelo Euro Auto Group, em Baltimore (EUA).