JAGUAR XJ6 RESTOMOD

1984 - JAGUAR XJ6 RESTOMOD

JAGUAR XJ6 RESTOMOD imagens e fotos de carros

Uma das novidades mais chamativas no Salão de Genebra 2018 não é precisamente um veículo novo, mas um clássico. Embora não seja um dos colecionáveis habituais, trata-se de um simples Jaguar XJ6 de 1984, um sedan que não deixa de ter sua base de aficionados até hoje, porém não é um modelo que costuma ter muita evidência hoje em dia.

Mas a verdade é que o exemplar apresentado por estes dias pela marca britânica no evento suíço não é um XJ convencional, trata-se de um ‘one-off’ preparado pela própria empresa com um marcado estilo ‘restomod’ a pedido de um cliente muito especial, Nicko McBrain, o baterista da banda Iron Maiden.

McBrain não só encomendou o trabalho, com ainda colaborou em sua criação junto ao departamento Jaguar Land Rover Classics e ao designer Wayne Burgess. McBrain o denomina ‘Johnny 3’ porque se trata do terceiro exemplar de um XJ em sua garagem.

Os trabalhos sobre esta unidade do XJ foram inúmeros, pois não se tratou somente de uma simples restauração, já que as modificações foram muito profundas, tanto a nível estrutural e estético como tecnológico. O resultado é espetacular, sobretudo a partir do ponto de vista do design, tornando o ‘Johnny 3’ sem dúvida nenhuma no XJ mais atraente de sua geração.

No exterior surgem novos para-choques, de aspecto mais agressivo e atual, junto a espetaculares rodas de 18 polegadas com raios clássicos e calçadas com pneus Pirelli P Zero, o que obrigou os especialistas da Jaguar modificarem os eixos para poder montá-las. O motor continua sendo um bloco de 6 cilindros com 4.2 litros, mas convenientemente modificado e atualizado.

No interior surge o mesmo tratamento, com revestimentos de couro natural de cor vermelha, novos comandos e inclusive um sistema de infotainment com uma grande tela integrada na parte alta do painel. Um dos detalhes mais curiosos é o logotipo do volante, onde aparece o nome da marca escrito com as grafias habituais do Iron Maiden.