JAGUAR XK180 REPLICA

1999 - JAGUAR XK180 REPLICA

JAGUAR XK180 REPLICA imagens e fotos de carros

O Jaguar XK180 foi um concept que a marca britânica apresentou no final do século passado. Sua missão era celebrar naquele momento os 50 anos da série XK da Jaguar, assim como servir de exercício de estilo. Sua recepção foi tal que muitos lamentaram que a marca não chegou a fabricá-lo, mesmo que fosse em uma curta série.

O exemplar que aparece nas imagens é completamente idêntico ao protótipo que a marca apresentou no Salão de Paris de 1999, no entanto, não é original, trata-se de uma réplica impecavelmente executada por uma empresa da Holanda e agora está à venda por 235.000 euros.

Assim como o protótipo original, essa obra toma como base o Jaguar XK8 da época, que dispõe do mesmo V8 sobrealimentado de 4.0 litros dianteiro que produz oficialmente 375 cv. Pouco menos que os 456 cv e 605 Nm de torque anunciados pela marca para o protótipo de salão.

Em linhas gerais, como o protótipo de 1999, o XK180 é um tipo de versão ‘barchetta’ do XK8 doador. Conserva seu chassi e mecânica, além de dispor de uma nova carroceria similar à original, em que os designers da Jaguar implementaram linhas de estilo clássico, para dar-lhe certo sabor ‘oldie’. Inclusive conta com os emblemas antigos da marca britânica.

Há várias empresas que oferecem réplicas deste modelo especial, todas elas baseadas no mesmo chassi e mecânica do XK8, mas de todas elas, o trabalho desta empresa holandesa, a Autobedrijf de Koning BV, é sem dúvida a que oferece a melhor qualidade de realização, já que não só oferece um resultado idêntico ao original, incluindo interruptores e revestimentos, como também é feito em alumínio, como o concept.

O exemplar das imagens é o primeiro realizado pela empresa e foi utilizado como veículo de demonstração. Seu estado é impecável, embora no seu anúncio não seja revelada a verdadeira idade do carro, mas conta com somente 1.471 quilômetros de uso, um número bastante baixo e que permite que seja descrito como novo.