JAGUAR XKSS

2016 - JAGUAR XKSS

JAGUAR XKSS imagens e fotos de carros

Há quase seis décadas, a Jaguar programou produzir 25 unidades do Jaguar XKSS, que seriam exportadas aos Estados Unidos, mas um incêndio na fábrica de Browns Lane fez com que nove dos exemplares ficassem completamente reduzidos a cinzas, e portanto, sem possibilidade de uso. Agora, 59 anos depois, esses nove carros voltarão à vida em uma edição limitada que seguirá fielmente as características dos modelos originais.

Cada um terá um preço de 1 milhão de libras, e como dizíamos, contarão com as especificações originais como as que saiam de fábrica em 1957. O XKSS era uma versão de rua do Jaguar D-Type que venceu em Le Mans em 1955, 1956 e 1957. Em 14 de janeiro de 1957, o co-fundador da Jaguar, Sir Williams Lyons, tomou a decisão de que as 25 unidades restantes do D-Type passariam a ser aptas para a estrada, depois de sofrer algumas modificações.

O Jaguar XKSS que volta à vida apresenta um para-brisa mais alto e uma segunda porta lateral, enquanto que se eliminou o divisor entre o condutor e o passageiro. Além disso, a aleta situada atrás do banco do condutor também foi retirada. A Jaguar informa que estes nove carros serão fabricados à mão no recém-criado ‘Experimental Shop’, localizado em Warwick, e que todos já estão vendidos.

A primeira unidade produzida do renascido Jaguar XKSS estreará no próximo mês de novembro durante a celebração do Salão de Los Angeles 2016. Convém lembrar que esta é a segunda ocasião em que a firma britânica dá sequência a um projeto deste tipo, que recupera carros que deveriam ter sido fabricados, mas que, por algum motivo, acabaram não sendo. Essa iniciativa começou em 2014 com o espetacular Jaguar E-Type ‘Lightweight’, cuja produção já foi finalizada depois de fabricar as seis unidades previstas.