JEEP GRAND CHEROKEE TRACKHAWK BY O.CT

2019 - JEEP GRAND CHEROKEE TRACKHAWK BY O.CT

JEEP GRAND CHEROKEE TRACKHAWK BY O.CT imagens e fotos de carros

Nos mercados da Europa existe uma ampla linha de SUVs de alto desempenho que podem colocar em apuros os melhores esportivos do momento, não por seu peso e dimensões, mas pelos potentes motores que se ocultam debaixo do seu capô. Tomando como exemplo o Lamborghini Urus, Porsche Cayenne Turbo, Bentley Bentayga e Maserati Levante Trofeo, entre outros, este segmento tem grandes e interessantes representantes.

Mas se olharmos além das fronteiras da Europa, nos Estados Unidos há um autêntico monstro que leva o nome de Jeep Grand Cherokee Trackhawk, ou seja, um modelo que foi capaz de posicionar-se como o SUV mais veloz do planeta sobre o gelo e seu poderoso propulsor V8 sobrealimentado parece não ter limites. São 717 cv de potência transmitidos ao asfalto através de uma transmissão automática de oito velocidades e tração total.

Para qualquer aficionado no mundo do motor esta cifra seria mais que suficiente para divertir-se no dia a dia, podendo realizar uma ou outra escapada ao circuito mais próximo. Mas já vimos em outras ocasiões que o modelo norte-americano é um dos assíduos frequentadores das instalações dos preparadores mais reputados do setor e as preparações realizadas sobre o SUV americano sempre deixam todos de boca aberta. No entanto, existem alguns trabalhos que longe de ser extremos são um pouco mais prudentes que a maioria.

O melhor exemplo chega através do preparador O.CT, empresa suíça que decidiu melhorar a mecânica do Trackhawk com a introdução de duas etapas diferentes, cujas potências superam os 800 cv. A primeira delas apresenta uma nova ECU para extrair do motor de 6.2 litros um total de 819 cv e um torque máximo de 950 Nm, enquanto que a segunda introduz melhorias na transmissão e no sobrealimentador para alcançar os 865 cv e 1.000 Nm.

O preparador ainda não revelou o desempenho, mas não será surpresa que ronde os três segundos para alcançar os 100 km/h. Como destacamos antes, existem outros trabalhos muito mais selvagens, sendo um dos exemplos mais claros o projeto realizado pela Hennessey há alguns anos, com mais de 1.000 cv.