KIA OPTIMA GT SPORTSWAGON

2017 - KIA OPTIMA GT SPORTSWAGON

KIA OPTIMA GT SPORTSWAGON imagens e fotos de carros

A KIA conseguiu importantes mudanças na recepção de seus modelos por parte dos clientes nos últimos anos. Isso está claramente refletido em seus números de vendas, já que estão conseguindo grandes avanços na comercialização em todos os mercados que estão presentes. Não conseguiram isso por um toque de mágica, mas por comercializar veículos atraentes em relação ao design, com materiais bastante melhorados, preços muito competitivos e uma garantia de 7 anos, que transmite muita confiança.

No início de 2016 era lançada a atualização do KIA Optima, seu sedan do segmento D. Um modelo interessante que compete com muitos modelos similares de marcas generalistas, mas se existia algo em que poderia ser reprovado era sua falta de motorização em um de seus maiores mercados, a Europa, já que oferecia até agora somente uma mecânica diesel 1.7 CRDi de 141 cv. Isso acaba de mudar, com a marca lançando o KIA Optima GT, uma versão com certa esportividade em sua estética e um motor 2.0 turbo a gasolina com nada menos que 245 cv.

Disponível tanto na versão sedan como na carroceria familiar Sportswagon (que também é lançada agora), contam com uma frente mais agressiva graças a generosas entradas de ar nas pontas do para-choque, uma boca inferior mais marcada e uma grade ‘nariz de tigre’ cromada. Os faróis também contribuem para o atraente design com a imagem de sua iluminação em LED.

Na lateral destacam-se acima de tudo as ‘estilosas’ rodas de liga leve com diâmetro de 18 polegadas que apresentam, nessa versão, discos de freio de maior tamanho e pinças vermelhas. Tampouco podemos deixar de destacar as maçanetas das portas e a decoração das saias laterais com um acabamento cromado, assim como as saídas de ar laterais.

Se restava alguma dúvida de que o Optima GT era algo a mais que a versão standard, a traseira e seu destacado difusor junto às chamativas saídas de escape ovaladas, confirmam que estamos diante de uma versão esportiva e de maior desempenho do modelo coreano.

O interior mantém as linhas do Optima convencional, mas apresenta pequenos detalhes que aumentam a estética esportiva do conjunto. Os encarregados disso são os bancos de couro de formato esportivo nas cores preto e vermelho, as inscrições GT, a tapeçaria do teto de cor preta, inserções de alumínio no console central, pedais de alumínio e um volante esportivo achatado em sua parte inferior e forrado em couro com costuras vermelhas que também recebe o logotipo GT.

O KIA Optima GT utiliza o novo motor T-GDI de 2.0 litros que gera 245 cv a 6.000 rpm e desenvolve 353 Nm de torque entre as 1.350 e 4.000 rpm. Como dizíamos, esse motor é novo, e para desenvolver tais números de energia, conta com distribuição variável CVVT, novos injetores, bomba de combustível de alta pressão e sobrealimentação por turbo. Nos dados de homologação registra um consumo médio de 12,2 km/l, podendo acelerar de 0 a 100 km/l em 7,4 segundos e rodar a uma velocidade máxima de 240 km/h. Destaque para sua recuperação de 60 a 100 km/h, que é feita em somente 3,7 segundos. A transmissão é automática de 6 velocidades.

Para a atualização do chassi, a KIA afirma ter rodado com ‘mulas’ de testes por toda a Europa e em todo o tipo de condições, além de ter dado mais de 500 voltas no mítico circuito alemão de Nürburgring. A marca informa que conseguiu uma configuração com um bom equilíbrio entre a alta esportividade e o conforto, rebaixando a altura livre em 1 cm em sua parte dianteira e endurecendo a suspensão. Além do que, conta com uma suspensão variável eletronicamente, que varia a resposta da suspensão de cada roda conforme as condições.

Mas não é possível acelerar muito se não pudermos frear o carro ao chegar a uma curva, por isso o Optima GT melhorou seu sistema de freios com discos de 330 mm na dianteira e 314 mm na traseira (30 mm a mais em cada eixo), sendo ventilados em ambos os eixos. Por outro lado, desenvolveram um sistema de som artificial que aumenta o som do motor no habitáculo e que se ativa dependendo do modo de condução selecionado, dando uma maior sensação de esportividade ao condutor.

É claro que conta também com os sistemas de conectividade, infotainment e ajudas à condução do KIA Optima convencional, recebendo também os sistemas Android Auto e Apple Car Play, além do KIA Connected Services, aviso de tráfego em tempo real, previsões meteorológicas e um longo etc. O equipamento de som leva a assinatura dos especialistas da Harman Kardon, com 590 W e 10 alto-falantes na versão sedan e 490 W com 8 alto-falantes no Sportswagon.