KIA OPTIMA PLUG-IN HYBRID US VERSION

2017 - KIA OPTIMA PLUG-IN HYBRID US VERSION

KIA OPTIMA PLUG-IN HYBRID US VERSION imagens e fotos de carros

O Kia Optima será apresentado no Salão de Chicago com duas novas versões que em breve serão comercializadas nos Estados Unidos. Uma conta com mecânica híbrida (Hybrid) e a outra híbrida plug-in (PHEV). Com essas duas versões, junto aos Kia Soul EV e o recém-apresentado Kia Niro, a marca coreana aposta claramente em oferecer soluções de mobilidade alternativas.

Um dos motivos pelos quais a Kia tem tanto interesse em lançar modelos híbridos e de baixo consumo é porque entre seus objetivos se encontra o de reduzir em 25% sua média de emissões até o ano de 2020. Os Kia Optima Hybrid e PHEV terão um papel muito importante nesta estratégia meio-ambiental.

A versão híbrida plug-in do Kia Optima é uma novidade absoluta tanto na linha do sedan como na marca, pois nunca havia existido um veículo com estas características. Utiliza um motor 2.0 GDI a gasolina com 156 CV de potência, apoiado por um motor elétrico de 68 cv que está integrado na transmissão automática de seis velocidades. Algumas das soluções aplicadas ao motor para reduzir o consumo são a bomba de óleo e de água de acionamento elétrico.

As baterias de íons de lítio de 9.8 KWh permitem circular em modo 100% elétrico durante 43 km. A freada regenerativa ajuda a carregar as baterias, embora a carga convencional se efetue a partir da tomada localizada no para-lama dianteiro esquerdo em três horas se for utilizada uma tomada de 240 V. Se for utilizado um carregador de 120 V, muito comum nos Estados Unidos, será necessário aguardar cerca de nove horas para que as baterias estejam completamente carregadas. As baterias estão localizadas no porta-malas, que conserva parte de sua versatilidade ao manter o encosto dos bancos traseiros rebatíveis no formato 40:60.

O Kia Optima PHEV conta com os modos de condução EV (100% elétrico), HEV (híbrido) e o modo de recarga, que otimiza a recarga da bateria para ter autonomia disponível em outro momento. Mediante a navegação preditiva, o Optima híbrido plug-in dará conselhos de quando frear e circular sem acelerar para reduzir o consumo de gasolina e aproveitar ao máximo as capacidades de sua mecânica. Para melhorar a aerodinâmica conta com uma grade frontal ativa e um kit de carroceria que consiste em para-choques específicos para canalizar melhor o ar e reduzir a resistência aerodinâmica.

Kia Optima Hybrid

O Kia Optima Hybrid utiliza o mesmo motor 2.0 GDI de 156 cv e igualmente integra o motor elétrico na transmissão automática de seis velocidades, em substituição ao conversor de torque. Nesse caso o motor elétrico tem 51 cv de potência e de forma combinada se obtém 195 cv de potência. Em relação ao Kia Optima híbrido anterior que se comercializava nos Estados Unidos com um motor 2.4 GDi, a Kia promete uma redução de consumo na ordem de 10%.

As baterias de íons de lítio são mais compactas e leves que na geração anterior, mas têm 13% a mais de capacidade. Localizam-se debaixo do piso do porta-malas. A navegação preditiva para economizar combustível também está disponível neste modelo. A carroceria conta com os mesmos elementos de design que contribuem para diminuir a resistência do ar.

As duas versões híbridas do Kia Optima têm elementos em comum no equipamento, como detector de ângulos mortos, alerta de tráfego cruzado, assistente ativo de mudança involuntária de faixa, cruise control adaptativo e freada automática de emergência. O equipamento multimídia oferece as últimas tecnologias em conectividade como Apple CarPlay, Android Auto e os serviços telemáticos UVO, que permitem, entre outras funções, manejar opções do carro de forma remota a partir um aplicativo instalado no smartphone.