KIA OPTIMA T-HYBRID CONCEPT

2014 - KIA OPTIMA T-HYBRID CONCEPT

KIA OPTIMA T-HYBRID CONCEPT imagens e fotos de carros

A Kia revelou o Optima T-Hybrid Concept a poucos dias da apresentação ao público no Salão de Paris. Trata-se de uma versão híbrida diesel que utiliza o já conhecido motor 1.7 CRDi turbodiesel que funciona em conjunto com um motor elétrico, que funciona também como gerador, alimentado por baterias de chumbo e carbono com 48V de capacidade. Ao contrário das baterias de íons de lítio, as baterias de chumbo e carbono não necessitam de arrefecimento ativo e são mais fáceis de reciclar. O motor tem ainda a capacidade de funcionar como um compressor elétrico, o que permite não só debitar 20% a mais de potência e torque, independente da velocidade, como também ajuda a reduzir as emissões de CO2 em cerca de 20%.

O modelo é capaz de operar num modo 100% elétrico, alimentado pelo motor elétrico a velocidades reduzidas. Além disso, quando o carro circula em velocidades de cruzeiro, é possível recuperar essa energia para carregar as baterias. O Kia Optima T-Hybrid Concept é também equipado com o sistema Start&Stop e de um novo sistema de motor de arranque em substituição ao alternador convencional, o que permite, segundo os coreanos, dar a partida e sair quase sem vibração ou ruído.

Não tendo divulgado especificações do sistema propulsor, a Kia adianta no entanto que considera este T-Hybrid um ensaio para novas tecnologias. Trata-se de um projeto ainda em fase de desenvolvimento e a sua produção ainda não está definida. A Kia já produz um Optima híbrido a gasolina.