LAMBORGHINI CALÀ

1995 - LAMBORGHINI CALÀ

LAMBORGHINI CALÀ imagens e fotos de carros

O Lamborghini Calà, também conhecido como Italdesign Calà, foi desenvolvido como um conceito e foi projetado pela Italdesign-Giugiaro, sendo apresentado pela primeira vez no Salão de Genebra de 1995.

O Calà foi desenhado para suprir a necessidade da marca de Sant’Agata Bolognese para substituir o Jalpa, que teve sua produção finalizada em 1988 a mando da Chrysler, que era a proprietária da Lamborghini na época. Em 1994 a Chrysler vendeu a marca para a Megatech, então o projeto do Calà ganhou forma, mas em 1998 a Lamborghini foi vendida novamente, dessa vez para o Grupo Volkswagen, e o projeto do Calà foi arquivado.

O Calà era equipado com um motor V10 de 3.9 litros que produzia 408 cv, com a potência sendo enviada para as rodas traseiras por uma transmissão manual de seis velocidades. Sua velocidade máxima era de 291 km/h.

O carro possuía formas arredondadas, ao contrário do Diablo e do Countach na época. Era oferecido com air bag como item de série, e ao contrário do Diablo, não tinha porta luvas, mas tinha um espaço atrás dos bancos, para carregar crianças, bagagens ou o teto Targa.

Apesar de ser um protótipo totalmente funcional, o Calà nunca chegou a ser produzido e em vez disso, em 2003 entrou em produção o Gallardo que era o modelo de entrada da Lamborghini.