LAMBORGHINI DIABLO GTR

2001 - LAMBORGHINI DIABLO GTR

LAMBORGHINI DIABLO GTR imagens e fotos de carros

O exemplar que aparece nas imagens é um dos únicos 40 modelos Diablo GTR fabricados pela Lamborghini no final da década de 90. O modelo surgiu apenas dois anos antes da chegada do mais moderno e atualizado Murcielago.

O Diablo GTR era uma versão ‘track-only’ destinada aos clientes da marca que desejavam uma arma tremendamente eficaz para jornadas de ‘track-day’. Para isso, foi tomada como base a última evolução do modelo, o Diablo GT, que foi equipado com uma mecânica mais poderosa e um peso convenientemente aliviado.

Apresentado no Salão de Bologna 1999, o Diablo GTR contava com a versão de 6.0 litros do motor V12 presente no Diablo GT, mas com uma potência de 598 cv. O anterior Diablo SE30 Jota era mais potente (603 cv e 639 Nm), mas o Diablo GTR era bem mais leve e era especialmente ajustado para o circuito. O chassi recebia um novo esquema de suspensões e freios, além de um kit aerodinâmico completo, que buscava aumentar massivamente a carga aerodinâmica.

A evolução não ficava por aí, já que o interior era totalmente esvaziado, mostrando um habitáculo mais próprio de um veículo de competição, sendo forrado em Alcantara e com novos comandos, os justos e necessários para poder demonstrar toda a potência do Diablo GTR. Inclusive a carroceria era nova, e embora os painéis parecessem os presentes na versão GT, o Diablo GTR contava com novos painéis de carroceria fabricados em fibra de carbono, para reduzir ainda mais o peso.

O resultado era um bólido com cerca de 600 cv de tração traseira, com um chassi cujo desenho inicial remontava à década de 80. Era capaz de alcançar os 100 km/h em somente 3,5 segundos partindo do zero e sua velocidade máxima era de 339.5 km/h.

Inicialmente a marca de Sant’Agata Bolognese pretendia fabricar somente 30 exemplares, mas pouco depois decidiram montar 10 unidades a mais, embora curiosamente não tivessem modificado a placa de identificação do número da série limitada, onde ainda aparecia refletida a quantidade original. A unidade das imagens é o número 22 dos 30 iniciais e está à venda em um concessionário da Dinamarca, a Formula Automobile. Seu preço somente é informado sob consulta.