LAMBORGHINI DIABLO SE

1993 - LAMBORGHINI DIABLO SE

LAMBORGHINI DIABLO SE imagens e fotos de carros

Este Lamborghini Diablo é muito especial, em primeiro lugar porque se trata de uma das 150 unidades fabricadas da edição limitada SE30, destinada a celebrar o 30º aniversario da marca de Sant’Agata Bolognese, e também porque provavelmente seja o exemplar mais célebre de todos, já que pertence a Jay Kay, vocalista da banda britânica Jamiroquai, e foi o protagonista do videoclip ‘Cosmic Girl’, cujo vídeo pode ser visto abaixo.

O Lamborghini Diablo SE30 não era um Diablo comum, foi uma versão especialmente criada para comemorar os 30 anos da fundação da marca. O carro contava com uma configuração mecânica mais potente e algumas modificações estéticas, como um para-choque dianteiro mais agressivo e novas rodas. O interior era revestido completamente em Alcantara, ressaltando sua natureza racing.

O chassi foi fortemente revisado, mantendo a configuração de tração traseira e com uma nova suspensão mais rígida e leve. Por outro lado, o motor V12 de 5.7 litros desenvolvia uma potência ligeiramente superior ao Diablo convencional, 531 cv e 580 Nm de torque máximo, o que unido a um peso mais leve, permitia ao esportivo italiano acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 333 km/h.

Dos 150 exemplares fabricados do SE30, algumas unidades foram montadas pela Lamborghini com as especificações Jota, o que deu origem à versão mais potente da história do Diablo, inclusive batendo a posterior versão GTR, que chegou anos depois. Das 150 unidades produzidas, esta que aparece nas imagens e no vídeo é de número 142 e encontra-se atualmente à venda na loja Premium Amari Supercars, em Preston, no Reino Unido, pelo estratosférico preço de 549.995 libras esterlinas, algo como 2.3 milhões de reais.