LAMBORGHINI DIABLO VT 6.0 SE

2000 - LAMBORGHINI DIABLO VT 6.0 SE

LAMBORGHINI DIABLO VT 6.0 SE imagens e fotos de carros

Entre os inúmeros modelos clássicos que foram colocados à venda há algumas semanas durante os eventos de Amelia Island, na Florida (EUA), passava despercebido este raro exemplar do Lamborghini Diablo, uma unidade da série limitada Diablo VT 6.0 SE. Uma edição especial lançada no ano de 2000 e que foi a última versão lançada do modelo, pouco antes da chegada do mais novo Murcielago que o substituiu.

O Diablo VT 6.0 SE foi o primeiro modelo desenvolvido após a marca italiana ter sido adquirida pela Audi e se trata de uma considerável evolução do Diablo, mas utilizando grande parte dos elementos dos Diablo VT e Diablo GT anteriores, incluindo o novo motor V12 de 6.0 litros desse último, embora com um pouco menos de potência.

Lançada como uma edição especial de despedida, a Lamborghini montou somente 42 exemplares do Diablo VT 6.0 SE, das quais esta tem o número 40, portanto, é um dos últimos Lamborghini Diablo que saíram da linha de montagem de Sant’Agata Bolognese. Estava disponível apenas com a carroceria coupe e teoricamente na versão VT (versão de tração total), já que o cliente podia solicitar na fábrica que seu exemplar contasse somente com tração traseira.

Todos eles foram fabricados em somente duas opções de cor: dourado ‘Oro Elios’ e o tom marrom ‘Marrone Eklipsis’ que mostra o exemplar das imagens, que além disso, conta com um interior em couro marrom combinado com elementos em acabamento titânio. Um dos detalhes que pode ser encontrado de sua herança alemã é o sistema de navegação proporcionado pela Audi.

Seu motor V12 de 6.0 litros era uma evolução do bloco anterior de 5.7 litros que equipava todos os Diablo, e que entregava 558 cv e 620 Nm de torque máximo. A transmissão continuava sendo manual e com a disposição tradicional do seletor de cambio, com a primeira marcha à esquerda e para trás, onde normalmente esperaríamos encontrar a segunda velocidade.

Embora já conte com cerca de 20 anos e 2 proprietários, este exemplar do Diablo foi leiloado pela RM Sotheby’s em Amelia Island com uma quilometragem ridícula, só 14 quilômetros, razão pela qual seu aspecto revela que parece ter saído recentemente da fábrica. Passou toda a sua a vida preservado em garagens climatizadas, como mais um veículo de coleção.

No leilão, alcançou um preço de 412.000 dólares, um número que o distanciava dos resultados mais espetaculares desse mesmo leilão, mas continua sendo muito elevado para um exemplar desse modelo, mas um pouco longe dos 600.000 dólares que Jay Kay pedia há alguns meses por seu Lamborghini Diablo SE30 roxo, o mesmo que aparecia nos vídeos ‘Cosmic girl’ e ‘Alright’ do Jamiroquai.