LAMBORGHINI ESPADA

1969 - LAMBORGHINI ESPADA

LAMBORGHINI ESPADA imagens e fotos de carros

Este ano se celebra o 50º aniversário do Lamborghini Espada, um esportivo de quatro lugares que a marca italiana produziu entre 1968 e 1978. No último dia 11 de maio foi leiloado este Lamborghini Espada de 1969 vinculado à realeza do Principado de Mônaco, algo que unido ao fato de que se trata de um one-off, torna o carro realmente único.

Embora em nenhum momento este Lamborghini Espada S1 de 1969 pertencesse à realeza monegasca, inclui alguns detalhes que o tornam único. O chassi número 7293 era equipado com um teto solar de plexiglas que deixava entrar mais luz em seu amplo habitáculo. O modelo foi projetado por Marcello Gandini, da Bertone, que decidiu pintar este exemplar em um azul metalizado conforme solicitado pelo cliente, pintura que era composta por 15 camadas de tinta como o Miura Roadster que lhe precedeu.

Mas a história deste Lamborghini Espada de 1969 não termina aqui, já que ainda falta explicar os vínculos com a realeza de Mônaco. O carro foi uma encomenda especial de um cliente dos Estados Unidos. No entanto, antes que este o recebesse, o Príncipe Rainier III o conduziu pelo circuito do Grand Prix de Mônaco, assim como havia feito no ano anterior com o Marzal Concept em um momento prévio à sua produção. Acompanhando-o no mítico traçado foram sua esposa, a Princesa Grace e seu filho, Albert II de Mônaco.

Após sua estreia televisionada, o Lamborghini foi transportado via aérea até Boston, onde foi exibido no New England Auto Show. Ali foi o centro de todas as miradas e recebeu toda a atenção da imprensa, chegando a aparecer em um artigo do Boston Sunday Globe com o título ‘Auto Show Spotlights Italian Beauty’ (Auto Show destaca a beleza italiana). Mais tarde, já em 2013, o carro foi submetido a uma completa restauração e assinado um ano mais tarde pelo Príncipe Albert II.

Desde essa época o carro pertenceu ao sobrinho de Ferruccio Lamborghini, Fabio, que o leiloou junto a outro Espada, um Jarama e um par de tratores da marca italiana. A venda, que aconteceu no último dia 11 de maio, encontrou um comprador para este Espada S1 de 1969, mas a casa de leilões Coys não divulgou o valor que o carro foi vendido, mas antes havia sido avaliado pelos especialistas da casa de leilões por um valor entre 550.000 e 750.000 euros.