LAMBORGHINI MIURA P400 'THE ITALIAN JOB'

1968 - LAMBORGHINI MIURA P400 'THE ITALIAN JOB'

LAMBORGHINI MIURA P400 'THE ITALIAN JOB' imagens e fotos de carros

Esta é uma peça muito particular e conhecida, embora curiosamente exista um grande desconhecimento e mistério em torno dela, já que apesar de ser um exemplar muito célebre do modelo, durante muito tempo se acreditou que esta unidade havia sido destruída. Trata-se do Lamborghini Miura P400 que protagonizou as cenas iniciais do filme ‘The Italian Job’.

Falamos do filme original de 1969, não do remake moderno, e para todos aqueles que não tenham visto a mencionada cena, no vídeo é possível vê-la.

Esta é a cena inicial do filme e podemos ver como depois de protagonizar espetaculares curvas em uma estrada dos Alpes, o exemplar de cor laranja do Lamborghini Miura sofre um espetacular acidente, motivo pelo qual muitos acreditavam que o veículo havia sido destroçado durante a filmagem.

Mas a verdade é que a Lamborghini havia cedido um veículo especialmente preparado para esta cena, o que permitiu ao Miura P400 de cor laranja sobreviver, embora o segredo tivesse que ser guardado durante décadas, já que na realidade o Miura pertencia a um cliente e a marca o cedeu para a filmagem antes de sua entrega.

De modo que o primeiro cliente deste exemplar nunca chegou a saber - pelo menos não por parte da Lamborghini - que seu Miura havia sido o protagonista do longa-metragem protagonizado por Michael Caine.

Somente muitos anos depois a história deste exemplar foi revelada, o que aconteceu relativamente a pouco tempo, quando foi colocado à venda no Reino Unido, depois de ter aparecido em uma ‘garagem secreta’ de Paris - e não em Liechtenstein, como afirma a Lamborghini em sua recente nota de imprensa.

Após sua aparição em 2015 não soubemos mais nada do modelo, e até este momento a Lamborghini havia mantido segredo sobre a origem e o destino do exemplar utilizado durante a filmagem, de número de chassi 3586, de modo que muitos especialistas e colecionadores acreditavam que a unidade realmente havia sido destruída.

Durante décadas foi conservado na Europa e embora a verdade seja que não se sabe muito sobre seu histórico, antes de chegar às mãos do departamento Lamborghini Polo Storico, o modelo já se encontrava em bom estado, como se pode ver nas imagens do exterior do modelo, divulgadas em 2015 pelo concessionário britânico que o colocou à venda e onde presumivelmente foi comprado por seu proprietário atual.

Por isso que os trabalhos de restauração foram menos profundos que em outros modelos apresentados por esta divisão da marca italiana. Mas agora conta com todos os certificados de originalidade do Lamborghini Polo Storico.