LAMBORGHINI PORTOFINO

1987 - LAMBORGHINI PORTOFINO

LAMBORGHINI PORTOFINO imagens e fotos de carros

A Chrysler teve uma influência determinante no futuro da Lamborghini no período em que foi proprietária da marca, entre 1987 e 1994.

O Lamborghini Portofino é justamente dessa época. Trata-se de um sedan de quatro portas e quatro lugares que foi apresentado no Salão de Frankfurt de 1987. Foi um projeto de Kevin Verduyn, chefe de design da Chrysler na época, para ser apresentado como Chrysler Navajo.

A aquisição da Lamborghini pela Chrysler em 1987 fez com que os esboços e maquetes desenvolvidos por Verduyn ganhassem interesse e por isso mesmo foram enviados à Itália para se desenvolver em Sant’Agata Bolognese um protótipo de tamanho real, desta vez sob o amparo da Lamborghini.

Contava com o chassi aumentado de um Lamborghini Jalpa, tração traseira e um motor central, especificamente um V8 de 3.5 litros produzindo 250 cv que surgia acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades. O mais interessante é que o modelo contava com quatro portas de abertura de tipo tesoura, as traseiras obviamente em sentido contrário.

Outra das curiosidades do protótipo era que sobre o capô surgia o emblema “Pentastar” da Chrysler e o seu interior mostrava o “Touro Bravo” da Lamborghini, uma maneira da Chrysler promover a aquisição da Automobili Lamborghini SpA.

Foi fabricada apenas uma unidade do protótipo com o número de chassi LC0001. Em 1991 houve um acidente que deixou o Lamborghini Portofino bastante avariado e a Chrysler decidiu restaurá-lo a um custo de mais de 300.000 dólares para exibi-lo até hoje em seu museu de Michigan.