LEXUS GS-F

2016 - LEXUS GS-F

LEXUS GS-F imagens e fotos de carros

Elevadas performances, quatro portas e um interior espaçoso com capacidade para acomodar confortavelmente cinco adultos são algumas das características do novo Lexus GS-F. Anteriormente, os poucos carros do mundo que reuniam estas características geralmente apresentavam nomes alemães, mas agora já não é assim. A partir de agora, a Lexus junta-se aos fabricantes de modelos familiares esportivos, com a expansão dos modelos Lexus F, com o desenvolvimento do GS-F e a revelação no Salão de Detroit.

O muito esperado sedan esportivo GS-F, que combina luxo, qualidade interior e com o desempenho de um coupe esportivo é o mais recente modelo da linha de modelos de elevadas performances "F" da marca que, neste momento, já inclui alguns exemplares notáveis, como o Lexus RC-F. Com base no sedan GS, o mais esportivo GS-F abre novos caminhos para a Lexus expandir os modelos com o logo "F".

"Os modelos com a designação 'F' são desenvolvidos para criar uma emoção muito positiva a quem os conduz, por serem tão divertidos de conduzir, independentemente do estilo de condução ou qual seja o tipo de estrada. Com o GS-F, queríamos fazer um carro especial que não só superasse as expectativas dos mais exigentes entusiastas da condução, como também fosse um veículo que todas as pessoas pudessem desfrutar. Dessa forma, o GS-F está imbuído de um som, de uma resposta e de potência intrínseca de todos os modelos 'F' da Lexus”, comentou Yukihiko Yaguchi, engenheiro-chefe do Lexus GS-F.

Potente V8 e uma transmissão esportiva de 8 velocidades

Debaixo do capô encontra-se um potente motor V8 de 5.0 litros aspirado, que produz uns notáveis 477 cv e um torque máximo de mais de 530 Nm. O motor está acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades extremamente rápida, com capacidades de comutação manual e quatro modos diferentes de funcionamento: Normal, Eco, SPORT S e SPORT S +, este último destinado especificamente à utilização em circuito. O novo GS-F destaca-se por um peso de referência no seu segmento, com apenas 1.830 kg, o novo sedan esportivo de tração traseira vai proporcionar prestações de um coupe esportivo, com boas acelerações, assim como a sua capacidade de atingir elevada velocidade máxima, deverá causar alguns embaraços a modelos desenvolvidos para a competição. Mesmo disponibilizando uma elevada potencia, o motor de dois eixos comando e 32 válvulas consegue igualmente ser eficiente na utilização de combustível, funcionando no ciclo Atkinson quando conduzido de forma mais calma.

Dinâmica apurada no exigente circuito de Nürburgring

O GS-F contará com reforços estruturais na plataforma e um sistema de suspensão desenvolvido exclusivamente para acompanhar a apurada dinâmica. O mais recente modelo da linha "F" proporciona um comportamento excepcional, típico de um esportivo, depois de ter sido desenvolvido e regulado não só em circuitos no Japão como também no famoso circuito Nordschleife de Nürburgring, na Alemanha. A suspensão adaptável firme de série deste modelo, juntamente com pneus de dimensões generosas (255/35-19 à frente e 275/35-19 atrás) aliado a um sistema de freios melhorado (com pinças pintadas em laranja brilhante) conferem ao GS-F uma notável estabilidade a alta velocidade e dinâmica apurada de um esportivo. Esses elementos fornecem um equilíbrio de comportamento quase neutro em praticamente qualquer tipo de curvas.

O inovador diferencial Lexus com vetorização de torque (TVD), presente no RC-F, vai fazer parte da longa lista de equipamentos de série do novo GS-F, colocando a dinâmica em outro nível.

O TVD permite três modos de operação:

- Standard - proporciona um equilíbrio entre agilidade e estabilidade

- Slalom - privilegia as rápidas mudanças de direção apurando o GS-F dinamicamente

- Track - reforça a capacidade de tração em curvas a alta velocidade e a estabilidade

Design arrojado definido por "Forma que Segue a Função"

O novo Lexus GS-F apresenta uma versão da grade trapezoidal dupla, imagem dos modelos Lexus, mais acentuada com um padrão distinto de malha reservado para modelos da linha F, além de grandes entradas de ar integradas perfeitamente na frente do carro. Os faróis inclinados e finos com a assinatura das luzes de condução diurna da Lexus em forma de L completam o design frontal que é elegante e ao mesmo tempo esportivo. O Lexus GS-F é nitidamente mais baixo e mais largo do que os outros modelos GS, resultando num aspeto agressivo que, juntamente com as suas saídas de ar no para-lamas dianteiro e as esportivas rodas de liga leve de 19 polegadas, o tornam facilmente reconhecível como um “F”. A traseira é realçada por um sutil spoiler traseiro em fibra de carbono e ponteiras de escape dispostas de forma trapezoidal, com quatro saídas de escape cromadas, que sugerem as elevadas performances e dinâmica apurada.

No interior o habitáculo do novo Lexus GS F foi “apimentado”. É dominado por um conceito de forma que segue a função, com todos os comandos posicionados de forma ergonômica para que o condutor facilmente os alcance. Posicionado por detrás do volante desportivo "F", o novo painel de instrumentos pode ser configurado entre quatro diferentes mostradores, dependendo do estilo de condução selecionado: Normal, Eco, SPORT S e SPORT S +. Em complemento os bancos da frente e traseiro são exclusivos desta versão oferecendo um maior suporte lateral aos ocupantes, sem que com isso haja sacrifício do conforto.

Apesar de todos os pormenores esportivos, o Lexus GS-F continua a proporcionar um nível de luxo a bordo, graças em parte, ao revestimento de Alcantara nos painéis das portas, no console central e na parte superior do painel de instrumentos. Um relógio analógico acrescenta um toque de classe no já elegante painel de instrumentos, que apresenta uma tela central de grandes dimensões controlada por um comando remoto no console central. O GS-F pode ser equipado com um sistema áudio premium de 17 alto-falantes da Mark Levinson que vai satisfazer o mais exigente dos conhecedores de som, mas quando a ideia é ouvir a música proveniente do motor basta ativar o Controle Ativo de Som (ASC) ao selecionar as posições "SPORT S" ou "SPORT S +". O ASC, similar ao existente no RC-F (mas melhorado graças à utilização das colunas junto dos bancos traseiros), aumenta o robusto volume de som que sai dos escapes para que todos os ocupantes do GS-F possam desfrutar da emoção que é viajar em um esportivo.

"Divertido de conduzir. É o que caracteriza todos os carros que ostentam o logotipo F e foi nossa intenção projetar o Lexus GS-F de modo a que demonstrasse esse caráter. A filosofia de design do GS-F é a de que a "forma segue a função". Por exemplo, a grade trapezoidal dupla do GS-F nasceu para melhorar ainda mais a aerodinâmica do carro e o arrefecimento do motor, enquanto as saídas de ar no para-choque dianteiro (aplicadas pela primeira vez no IS-F e, posteriormente, no RC-F) foram adotadas no GS-F dada a sua eficiência na refrigeração dos freios. A direção de design seguida pelo GS-F possui a mesma filosofia de outros Lexus, o ‘Luxo Progressivo', e sinto que este carro transmite a mensagem da marca na perfeição", considerou Yoshiharu Nakajima, o designer-chefe de projetos da Divisão de Design da Lexus.

Nova abordagem no capítulo da segurança – Lexus +

Utilizando um radar de ondas milimétricas em conjunto com uma câmera para detectar carros e pedestres à sua frente, os modelos da Lexus (incluindo o GS-F), vão estar equipados com uma nova abordagem de segurança. Um sistema multifuncional que inclui várias funções como de Pré-Colisão (PCS), que providencia alertas, assistência de frenagem e frenagem automática ajudando a evitar colisões ou reduzir as suas consequências, caso realmente ocorra. Também estão incluídos: Aviso de Saída da Faixa de Rodagem (LDA) para alertar o condutor caso se verifique uma saída involuntária da faixa de rodagem, e Sistema de Faróis Altos Automáticos (AHS) para melhorar o conforto e a segurança durante a condução noturna.



17/10/2015

LEXUS GS-F COM GALERIA DE FOTOS ATUALIZADA

15/01/2015

LEXUS GS-F MOSTRADO EM DETROIT

06/01/2015

LEXUS GS-F SERÁ MOSTRADO EM DETROIT