LEXUS RC 200t

2016 - LEXUS RC 200t

LEXUS RC 200t imagens e fotos de carros

A linha do Lexus RC foi ampliada com a versão 200t, que se junta assim ao potente e esportivo F.

O novo motor turbo a gasolina de 2.0 litros surge acoplado a uma transmissão Sport Direct Shift (SPDS) de 8 velocidades, que em conjunto com inúmeras tecnologias sofisticadas, oferecem uma condução envolvente, suave e uma reação rápida ao acelerador proporcionada por uma rápida resposta do turbo, além de elevada eficiência de combustível.

A dinâmica de condução do novo Lexus RC 200t pode ser reforçada através da versão F-Sport, que contempla a aplicação de um diferencial com autoblocante do tipo Torsen e suspensão variável adaptativa.

Com um peso de apenas 160 kg, o leve e compacto motor turbo de 2.0 litros a gasolina apresenta várias tecnologias avançadas, como o sistema ESTEC - Economy with Superior Thermal Efficiency Combustion, que potencializa a economia de combustível através do incremento da eficiência térmica conseguida por uma melhor combustão.

Entre as tecnologias integradas no novo motor encontram-se, um sistema de injeção direta a gasolina D-4ST, com um turbo de conduta dupla twin-scroll, cabeça do motor refrigerada, coletor de escape integrado na cabeça e um sistema variável de abertura de válvulas de grande amplitude VVTi-W - Variable Valve Timingintelligent Wide.

Combinando uma resposta rápida do acelerador e elevado torque a baixas rotações e com um reduzido consumo de combustível, o novo motor é capaz de desenvolver 243 cv e um torque máximo de 350 Nm.

Esta performance coloca o Lexus RC 200t com uma aceleração de 0 a 100 km/h de 7,5 segundos e uma velocidade máxima de 230 Km/h, aliado a um consumo médio de 13,9 km/l e emissões de CO2 de 166 g/km.

O sistema D-4ST combina a pressão de injeção de alta pressão diretamente no cilindro e a baixa pressão na admissão, proporcionando a combustão ideal, mesmo sob elevadas cargas e a baixas temperaturas.

Este sistema avançado de injeção de gasolina trabalha em conjunto com a alimentação turbo, para criar um compromisso entre a entrada de ar em turbulência, conseguida através da otimização da forma das condutas de admissão e da parte superior dos pistões assim como a necessidade de pressão de turbo.

A cabeça do motor arrefecida por água possui integrada um coletor de escape com 4 saídas que se congrega em apenas 2. Este sistema junta os cilindros de acordo com o tempo da expansão ou de compressão. Atuando em conjunto com um turbocompressor twin-scroll de elevada eficiência, esta estrutura inovadora impede que os gases de escape se misturem, gerando um elevado torque em toda a gama de rotações.

O intercooler de ar/líquido integrado diretamente no motor, reduz significativamente o volume de ar entre o intercooler e o turbocompressor, minimizando o atraso de resposta do turbo, proporcionando uma aceleração mais rápida.

A unidade de 2.0 litros turbo encontra-se equipada com o sistema de abertura de válvulas variável VVT-i nas válvulas de escape e, de um sistema de abertura de válvulas variável de grande amplitude VVT-iW nas válvulas de admissão.

Combinadas disponibilizam um elevado torque independentemente da carga e das rotações do motor, conseguindo trabalhar sob o ciclo Otto, ou no mais eficiente para consumos de combustível, o ciclo Atkinson.

O novo Lexus RC 200t, de tração traseira, possui uma transmissão de 8 velocidades SPDS (sport Direct Shift), originalmente desenvolvida para o RC-F. Equipado com borboletas no volante, estas permitem a utilização manual da transmissão, sobrepondo-se ao comando automático. Um sensor de forças G está presente no comando da transmissão escolhendo a relação mais adequada. Nas frenagens mais bruscas a desaceleração faz com que a transmissão auxilie a frenagem reduzindo automaticamente, permitindo mais segurança, e ao mesmo tempo, mantém sempre a melhor relação para uma boa capacidade de aceleração.

Dinâmica de Condução Superior

A dinâmica de condução do novo RC 200t reflete na perfeição o objetivo da Lexus, o de otimizar o prazer de condução e aprimorar o comportamento dos seus modelos, oferecendo aos condutores uma experiência de condução mais esportiva e envolvente.

O ponto de partida para a agilidade do coupe RC foi a precisão da direção, elevados níveis de aderência mecânica que aliado à sua carroceria rígida permite uma maior comunicação com o condutor. Para que a carroceria fosse forte foram melhoradas inúmeras técnicas de produção da Lexus, incluindo as colas e adesivos, soldadura por pontos e a laser.

O sistema de suspensão de duplo triângulo sobreposto frontal e por braços na traseira do novo RC foram desenvolvidos exclusivamente para a versão 200t, combinando um bom compromisso entre a agilidade dinâmica e um conforto superior.

O novo Lexus RC 200t é equipado com um sistema de modos de condução - Drive Mode Select - que proporciona aos condutores a possibilidade de optarem entre os modos SNOW, ECO, NORMAL e SPORT (SPORT S com F-SPORT). 

Lexus RC 200t F-Sport - Condução desportiva envolvente

Com uma melhoria significativa na performance dinâmica, sem comprometer a qualidade, o RC 200t F-Sport combina o diferencial autoblocante Torsen e a suspensão variável adaptativa (AVS).

O sistema AVS atua automaticamente nos 4 amortecedores, de forma a ajustar sua reação, privilegiando o conforto em linha reta e a estabilidade em curva.

Quando o condutor escolhe o modo de condução SPORT S+ (exclusivo no RC F-Sport) o sistema reconhece a diferença entre os amortecedores das rodas externas e internas em curva, reduzindo ainda mais o adornar da carroçaria.

Um coupe elegante e um interior focado no condutor

O impressionante design exterior do coupe de 2 portas, Lexus RC 200t, apresenta um interior compacto que contrasta com os para-lamas mais largos e linhas aerodinâmicas e esportivas. O resultado são formas tridimensionais que mudam constantemente a aparência de diferentes pontos de vista, criando uma presença forte e única, independentemente do ângulo em que se observa.

Em consonância com as linhas esportivas do coupe, a versão F-SPORT possui uma grade trapezoidal de maiores dimensões, sendo a mais larga e baixa entrada em todos os modelos Lexus, dando ênfase ao baixo centro de gravidade e à largura do RC. Com um design perfeitamente integrado, a grade incorpora os dois faróis de neblina assim como as condutas de arrefecimento dos freios.

O RC 200t pode ser equipado com rodas de liga leve de 9 raios e de 17 polegadas, 5 raios e 18 polegadas ou 10 raios de 19 polegadas em alumínio. A versão F-Sport combina os logotipos específicos e as rodas de liga leve de 19 polegadas F-Sport.

Para evidenciar a elegância esportiva de um coupe e a qualidade premium do interior do novo Lexus RC 200t, foram utilizados materiais suaves ao toque, cores contrastantes e iluminação única posicionada de baixo para cima.

Os bancos esportivos possuem design e função. Especificamente desenvolvidos com uma construção integrada entre a espuma e o revestimento, proporcionam um apoio máximo lateral. O painel de instrumentos divide-se em duas zonas: a operacional e a de apresentação, expondo a tecnologia a bordo da Lexus.

A parte superior inclui o painel de instrumentos e uma tela multi-informação de 7 polegadas, enquanto a zona inferior de operações, inclui no console central a segunda geração do Lexus Remote Touch Interface (RTI).

A versão F-Sport herda o painel de instrumentos com o anel central do superesportivo Lexus LFA. O interior também contém detalhes de design exclusivos na versão F-Sport, como o volante e alavanca de câmbio em couro e com acabamento perfurado, pedais em alumínio e placas nas soleiras identificativas.