LOTUS CARLTON

1991 - LOTUS CARLTON

LOTUS CARLTON imagens e fotos de carros

Há várias décadas, quando o BMW M5 E39 estabelecia sua hegemonia sobre o resto dos sedans esportivos, um pequeno fabricante se associou à icônica Lotus para criar um rival de baixo custo que fosse capaz de destronar o todo-poderoso M5. Dessa associação nasceria um sedan que resiste a cair no esquecimento e cujo valor não para de subir ano após ano. Trata-se deste espetacular Lotus Carlton de 1991 que será leiloado nos próximos dias 21 e 22 de julho. Será a casa de leilões Silverstone Auctions em seu evento anual Silverstone Classic, celebrado no famoso circuito britânico, que tratará de buscar um novo proprietário para o sedan esportivo.

A Opel (Vauxhall no Reino Unido) se associou à Lotus para criar uma versão vitaminada do Omega que encarava o BMW M5 da época. Para impulsionar o veículo foi escolhido um motor de seis cilindros em linha e 3.6 litros com dois turbocompressores Garret que entregava 377 cv de potência e 580 Nm de torque. O M5 E39 equipava um bloco V8 aspirado de 4.9 litros que chegava até os 400 cv de potência, portanto, o britânico tinha potência suficiente para ser um rival digno do alemão.

Os engenheiros da Lotus reforçaram o motor, os pistões, o cabeçote e o virabrequim para que o bloco suportasse tamanho desempenho. Ao mesmo tempo, foi escolhida uma transmissão manual de seis velocidades herdada do Chevrolet Corvette ZR1 da época e freios de alto rendimento assinados pela AP Racing. Desse modo, o Lotus Carlton era capaz de alcançar os 283 km/h de velocidade máxima e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Esta unidade em particular do Lotus Carlton é de 1991 e rodou menos de 52.000 quilômetros desde então. Atualmente é propriedade do presidente de um grupo de concessionários Vauxhall no Reino Unido e representa a unidade 216 da série limitada a 284 exemplares com o volante à direita. Foi completamente revisado e os especialistas avaliadores da casa britânica de leilões estimam que seu preço de venda oscile entre 55.000 e 65.000 libras esterlinas, equivalente a 280.000 e 330.000 reais respectivamente.