LOTUS CORTINA GROUP 5

1966 - LOTUS CORTINA GROUP 5

LOTUS CORTINA GROUP 5 imagens e fotos de carros

Em meados do século XX, uma dessas estranhas associações entre fabricantes, algo que era mais habitual do que atualmente, teve como resultado um dos carros mais famosos do Reino Unido, o Lotus Cortina. Desse modelo de rua foram fabricados três exemplares com especificações do Grupo 5 para o British Saloon Car Championship, BSCC - atualmente conhecido como British Touring Car Championship, BTCC. Agora, um desses três exemplares buscará um comprador no início de janeiro, quando este Lotus Cortina Grupo 5 de 1966 será leiloado.

Voltamos a 1963, quando a Lotus Cars e a Ford celebraram um acordo para desenvolver uma versão mais esportiva do sedan recentemente introduzido pela marca americana. O nome inicial para esse modelo seria ‘Consul Cortina Developed by Lotus’, mas logo foi atualizado e finalmente ficou conhecido como Lotus Cortina.

A associação trouxe benefícios para ambas as empresas. A Ford pôde fortalecer sua presença nos esportes a motor e a Lotus substituiu seus custosos motores Coventry-Climax por unidades de dupla câmara baseados no desenho do Ford Kent. Era preciso fabricar pelo menos 1.000 unidades do Lotus Cortina para obter sua homologação, de modo que a produção foi realizada na planta da Lotus em Cheshunt. A Ford fornecia a carroceria de duas portas e a Lotus se encarregava das mudanças na mecânica e no design inicial.

Da versão de competição que participaria em diferentes campeonatos, especialmente o BSCC, foram criadas somente três unidades. A que será leiloada nos próximos dias 10, 11 e 12 de janeiro em Birmingham, através da Silverstone Auctions, foi atribuída a Jim Clark em 1966 para sua estreia em Oulton Park no dia 2 de abril desse mesmo ano. Mais tarde também seria pilotado por Peter Arundell, Jacky Ickx e Graham Hill.

Em maio de 1966, o carro foi utilizado como peça de reposição em Crystal Palace e em junho seu motor foi convertido de carburadores para injeção de combustível pela BRM. Uma série de êxitos nas corridas seguintes asseguraram que essa unidade finalizasse em 3º lugar da classificação do BSCC nesse mesmo ano. Posteriormente, o carro foi vendido a diferentes equipes e proprietários, participando em corridas no continente africano, na África do Sul, Zâmbia e Rodesia.

Em 1997 foi adquirido por Cedric Selzar, mecânico de corridas de Jim Clark, e importado novamente ao Reino Unido, onde foi submetido a uma completa restauração. Em 2005 chegou às mãos de seus atuais proprietários, que conservaram todas as suas características, incluindo seu motor de quatro cilindros e 1.6 litros. Agora, em um evento que será celebrado no próximo mês em Birmingham, o carro será leiloado por um preço estimado entre 180.000 e 200.000 libras esterlinas, algo entre 885.000 e 985.000 reais pelo câmbio atual.