LOTUS EXIGE 350 SPECIAL EDITION

2016 - LOTUS EXIGE 350 SPECIAL EDITION

LOTUS EXIGE 350 SPECIAL EDITION imagens e fotos de carros

Neste ano de 2016 celebra-se o 50º aniversário da inauguração da fábrica de Hethel, berço de tantos gloriosos modelos da Lotus. Por isso, a marca britânica de veículos esportivos lançou três edições especiais neste ano, sendo o Lotus Exige 350 Special Edition o último deles. As duas anteriores foram o Lotus Evora 400 e o Lotus Elise 250.

Como nos dois casos anteriores, a produção foi limitada a somente 50 unidades, uma por cada ano da fábrica. São edições especiais que vão além do que uma simples mudança de cor, oferecendo mais equipamento e uma placa comemorativa, ganhando também em esportividade e desempenho. Como isso, seu preço também foi elevado.

O Lotus Exige 350 Special Edition toma como base o Lotus Exige Sport 350. Os projetistas desse coupe de dimensões compactas e alto rendimento conseguiram eliminar 26 quilos, que embora pareça pouco, foram tirados de um carro que por si só já é leve. Dessa maneira, o peso total do conjunto é de 1.099 quilos segundo declara a marca, tendo economizado peso nas rodas, nos bancos e na bateria.

O motor encarregado de mover esse levíssimo esportivo é um V6 turbo de 3.5 litros que produz, como o próprio nome do modelo indica, 350 cv, portanto, a relação peso/potência é de 3,14 quilos por cada cv. Sua transmissão está disponível somente com um câmbio manual de seis velocidades, que envia a energia produzida pelo V6 turbo ao eixo traseiro. Sua boa relação peso/potência lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos. Não menos surpreendente é sua velocidade máxima: 274 km/h, que chega a ser impressionante em um veículo tão leve.

Em relação ao seu preço, na Alemanha custa 81.900 euros.