LOTUS EXIGE CUP 430

2017 - LOTUS EXIGE CUP 430

LOTUS EXIGE CUP 430 imagens e fotos de carros

No mês de abril foi lançado o Lotus Exige Cup 380. Uma típica edição especial do modelo da Lotus que buscou encontrar o equilíbrio perfeito entre um carro de corridas e um de rua. Em princípio parece que foi conseguido o objetivo determinado. No entanto, o fabricante britânico continua espremendo ao máximo sua ‘galinha dos ovos de ouro’ e introduziu uma nova edição especial do Lotus Exige.

Trata-se do novo Lotus Exige Cup 430. Nesta ocasião a Lotus definiu como meta conseguir dar um giro no desempenho, na radicalização e no dinamismo. Tendo em conta que segue sendo um veículo homologado para circular nas ruas, todas as modificações das quais se beneficia permitem criar um bólido para ser utilizado durante um ‘track day’.

Será posicionado como o topo da linha do Lotus Exige. Seguindo a filosofia de Colin Chapman, o novo Exige Cup 430 é um veículo mais potente e leve. Sua aerodinâmica foi trabalhada visando aumentar a carga aerodinâmica até os 220 kg (100 kg na dianteira e 120 kg na traseira). Para isso foi instalado um novo pacote aerodinâmico que introduz várias modificações na dianteira e na traseira do esportivo.

Utilizando intensamente a fibra de carbono e eliminando alguns componentes que não são imprescindíveis, o Lotus Exige Cup 430 pôde reduzir seu peso até os 1.056 kg (no seco). Lembrando que o Exige Cup 380 fixa sua marca nos 1.057 kg. Pode parecer uma redução mínima, mas nesse tipo de veículo, qualquer melhora faz uma grande diferença.

Em relação à parte mecânica, os engenheiros da Lotus usaram o motor do Evora GT430 e realizaram diferentes ajustes para aumentar seu rendimento. O Exige Cup 430 é propulsionado por um motor V6 sobrealimentado de 3.5 litros com 436 cv e 440 Nm de torque máximo que se associa com uma transmissão manual de seis velocidades. Graças a essa mecânica é capaz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h.

O novo Lotus Exige Cup 430 pode completar uma volta na pista de testes da Lotus em Hethel em 1 minuto e 24.8 segundos. Cabe destacar que devido à norma americana, nos Estados Unidos não receberá a homologação para circular nas estradas. Na Europa já se encontra à venda. Na Alemanha é oferecido a partir dos 127.500 euros, enquanto que na França parte dos 128.000 euros.