LOTUS EXIGE SPORT 410

2018 - LOTUS EXIGE SPORT 410

LOTUS EXIGE SPORT 410 imagens e fotos de carros

A linha do Lotus Exige incorporou esta semana uma nova e interessante versão. O pessoal de Hethel quis oferecer uma alternativa extrema do Lotus Exige Cup 430 e o resultado é o novo Lotus Exige Sport 410, uma versão de alto desempenho, mas orientada ao seu uso em estrada. Para sua elaboração tomou-se como ponto de partida o Cup 430. A marca britânica o define como o modelo de produção ‘ultimate’.

A pesar de ser descrita como a versão definitiva do Lotus Exige, é preciso deixar claro que não se trata de uma edição especial de despedida, já que a próxima geração do esportivo da Lotus ainda está muito distante. Como assinalado pela marca britânica, para criar o Lotus Exige Sport 410 foi tomado como base o Lotus Exige Cup 430. Mas, enquanto este último é orientado para um uso em pista, o novo modelo é focado a um público que busca desfrutar desse carro no uso diário.

Tomando o chassi, suspensão e powertrain do Exige Cup 430, o novo modelo Sport 410 tem um peso de 1.054 quilos no seco, o que se traduz em uma redução de 2 quilos em relação ao Cup 430. A relação peso/potência é de 381 cv/1.000 kg. Por outro lado, seu kit de carroceria, especialmente projetado, lhe permite desenvolver uma carga aerodinâmica de 150 quilos.

Se dermos uma olhada no interior do Lotus Exige Sport 410 percebe-se um ambiente refinado e esportivo. O volante é forrado em Alcantara, os bancos esportivos elaborados em fibra de carbono, assim como os diferentes estofamentos em couro de primeira qualidade. O equipamento é bastante básico e inclusive o ar condicionado é oferecido de forma opcional. Também é importante assinalar que o esportivo utiliza amortecedores Nitron ajustáveis.

Em relação à parte mecânica do Lotus Exige Sport 410, debaixo de sua carroceria se encontra um motor V6 de 3.5 litros aspirado e revisado para desenvolver uma potência de 416 cv e 420 Nm de torque máximo, que surge acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e um sistema de tração traseira. Graças a essa mecânica é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 290 km/h. Por outro lado, e não menos importante, é preciso destacar que o consumo médio se situa em 5,1 km/l e as emissões de CO2 em 240 g/km.

O novo Lotus Exige Sport 410 estará disponível tanto na versão de carroceria coupe como roadster (conversível) e apresenta um desenho frontal renovado, o mesmo que também pode ser encontrado na versão Sport 350. Já se encontra à venda no Reino Unido e seu preço de partida é de 85.600 libras (409.000 reais).