McLAREN F1 LM-SPEC HIGH DOWNFORCE PACKAGE

1998 - McLAREN F1 LM-SPEC HIGH DOWNFORCE PACKAGE

McLAREN F1 LM-SPEC HIGH DOWNFORCE PACKAGE imagens e fotos de carros

A RM Sotheby’s inaugurou um novo departamento destinado exclusivamente às vendas privadas. Em vez de serem leiloados como até agora, os clientes que quiserem, poderão colocar à venda seus exclusivos esportivos clássicos e modelos de coleção através da célebre casa de leilões britânica, como se fosse um concessionário convencional. Embora esta não seja a primeira vez que vemos uma casa de leilões tradicional oferecer esse tipo de serviço, já que a Coys conta inclusive com um showroom permanente em Londres, parece que o novo departamento da RM Sotheby’s trabalhará somente com peças muito raras e destacadas.

Os primeiros exemplares que foram colocados à venda são um bom exemplo disso, peças muito seletas e em alguns casos realmente raras, como é o caso deste McLaren F1 LM-Spec High Downforce Package, um exemplar muito conhecido pelos colecionadores e pelos aficionados dos modelos clássicos, e que é um dos únicos dois exemplares que saíram da fábrica com estas mesmas características.

A McLaren chegou a fabricar somente sete exemplares (além do protótipo LM XP1 original) do raro F1 com as especificações LM, uma versão radical de rua do F1 que contava com o mesmo motor da versão de competição e notáveis melhorias em termos aerodinâmicos e de chassi. Destes sete exemplares, as unidades mais raras não nasceram realmente com estas especificações, pois dois deles eram unidades regulares do McLaren F1 que mais tarde foram transformados para estas especificações.

O fantástico exemplar de cor laranja que aparece nas imagens é o de chassi número 73 do modelo e, portanto, é o penúltimo F1 regular fabricado. Entregue a um cliente europeu na cor verde, pouco tempo depois este decidiu enviá-lo de volta à Woking onde foi transformado em sua configuração atual pelo departamento que agora conhecemos como McLaren Special Operations (MSO), que se encarregou de desmontá-lo completamente e reconstruí-lo como um exemplar a mais dos raros F1 com especificações LM.

Essa configuração inclui o motor V12 de especificações LM, melhorado com inúmeros elementos procedentes do motor dos F1 GTR utilizados em competição, além de um novo sistema de refrigeração de maior tamanho. Estas melhorias permitiram elevar o rendimento do motor V12 de origem BMW até os 689 cv e 705 Nm de torque máximo, em relação aos 627 cv do propulsor do F1 original.

Além das melhorias mecânicas, os cinco exemplares LM originais contavam com um peso reduzido em 76 quilos (1.062 quilos no total) e um chassi reforçado, além de um novo kit aerodinâmico que também foi instalado nos dois chassis posteriores, com o nome de High Downforce Package.

Ao contrário dos cinco primeiros F1 LM, os dois exemplares que foram transformados posteriormente não contavam com o interior desprovido de luxo, mas mantinham o habitáculo com todos os seus elementos e revestimentos originais, por isso que pesam um pouco mais que os cinco originais e são muito mais confortáveis e cômodos.

O primeiro destes exemplares conta com o número de chassi 18 e pertence ao empresário e piloto amador neozelandês Andrew Bagnall há mais de 10 anos. O exemplar de Bagnall é de cor cinza e ainda é utilizado regularmente. O segundo exemplar conta com o chassi número 73 e é o que aparece nas imagens, e que foi notícia algumas vezes nos últimos anos, pois fez parte de um dos leilões mais espetaculares e midiáticos da RM Sotheby’s dos últimos anos, o Pinnacle Portfolio, celebrado em Monterey em 2015.

Nesse evento alcançou a impressionante cifra de 13.7 milhões de dólares. O que lhe valeu para ser não só o McLaren F1 mais caro até aquela data, como o modelo britânico mais caro da história. Embora desde então outros três modelos tenham batido seu recorde (incluindo outro McLaren F1), este F1 LM-Spec continua ocupando um lugar no top-five dessa exclusiva lista.

Seu estado continua sendo magnífico e embora a casa de leilões não quisesse revelar seu preço, podemos esperar um valor entre os 15 e os 20 milhões de dólares. Já que salvo o exemplar de Andrew Bagnall, que não está à venda, este F1 LM-Spec é o único de seu tipo disponível atualmente no mercado.



24/06/2018

UM DOS ÚNICOS DOIS McLAREN F1 LM-SPEC HIGH DOWNFORCE PACKAGE ESTÁ À VENDA