McLAREN MSO R COUPE & SPIDER

2017 - McLAREN MSO R COUPE & SPIDER

McLAREN MSO R COUPE & SPIDER imagens e fotos de carros

Trata-se das duas últimas criações da McLaren Special Operations, os MSO R Coupe e Spider, um trabalho feito para um só cliente que demonstra mais uma vez a capacidade da marca britânica para projetar, desenvolver e criar interpretações únicas dos modelos da McLaren, cumprindo os requisitos exatos do proprietário. 

As funções da MSO se estendem além das cores de pintura, dos materiais e acabamentos, já que trabalham junto com os designers e engenheiros da McLaren para modificar componentes da carroceria, assim como realizar modificações específicas no motor e transmissão, tudo para atender os desejos de seus clientes. Essa filosofia não é nova, já que é seguida por todos os fabricantes de luxo britânicos, como Rolls-Royce e Bentley, e no caso da McLaren não é diferente com a MSO. Há cinco anos foi apresentado no Pebble Beach Concours d’Elegance o McLaren X-1, uma criação especial para um cliente que merecia ser mostrada ao público naquele evento.

Os MSO R Coupe e Spider são técnica e estilisticamente idênticos salvo pelo acabamento da pintura: brilhante no Coupe e acetinado no Spider. A cor ‘Liquid Silver’ veste as carrocerias de ambos com uma faixa central de fibra de carbono que se estende longitudinalmente pelo capô. Baseados nos 675LT, contam com o mesmo desenho do spoiler traseiro dividido em duas peças com os frontais planos para melhorar o rendimento aerodinâmico, e assim como o para-choque dianteiro, capô, teto, cobertura traseira do motor e os braços dos espelhos retrovisores, são fabricados em fibra de carbono natural. Detalhes em vermelho aparecem muito discretos no splitter dianteiro, na borda das saias laterais e no ‘R’ da tampa dos balancins do motor. Além disso, contam com rodas de alumínio forjado com desenho de 5 raios e pintadas de preto acetinado no Coupe e preto brilhante no Spider.

Painel de instrumentos, painéis das portas e túnel de transmissão são forrados em Alcantara preto com costuras contrastando em vermelho, uma combinação que se inverte nos bancos e que apresentam o logotipo ‘MSO R’ bordado em preto nos descansos de cabeça. A parte superior e inferior do aro do volante é de fibra de carbono natural - na parte superior uma faixa vertical em vermelho - com as laterais forradas em Alcantara preto. A decoração interior também joga com o contraste da cor preta em função de seu acabamento, brilhante nos botões e acetinado com fibra de carbono nos comandos da climatização, e como é habitual nesse tipo de criações únicas, as duas unidades contam com uma placa que reforça sua autenticidade e exclusividade como obra da MSO.

O motor não poderia ser menos, sendo personalizado com toques de cor azul. Um detalhe que se destaca notavelmente é o sistema de escape mais alto, aumentando o comprimento dos canais de escape finalizando com saídas de titânio polido à mão. Essa modificação no sistema de escapes permitiu aumentar a potência em 15 cv no motor de oito cilindros em V e 3.8 litros com duplo turbo M838TL. Conta ainda com uma transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades, e alcança uma potência máxima de 690 cv.

Um trabalho como esse não tem um preço definido. Além disso, a McLaren nunca divulga os preços pagos por seus clientes nos modelos exclusivos. Mas se levarmos em conta que o preço do 675LT Coupe é de 277.000 libras e do 675LT Spider atinge as 353.000 libras, certamente cada unidade MSO R superará facilmente as 400.000 libras esterlinas, algo como 1.68 milhões de reais.