McLAREN P1 GTR SENNA

2018 - McLAREN P1 GTR SENNA

McLAREN P1 GTR SENNA imagens e fotos de carros

A divisão de projetos especiais e exclusivos da McLaren, a MSO, é uma especialista em criar modelos únicos e mais de uma vez já vimos como em alguns deles é lembrada a sua herança de competição, seja com as cores dos F1 mais recentes ou lembrando de sua vitória em Le Mans. Mas quando se associa a McLaren à competição há uma combinação de cores que se destaca acima do resto e essa é o vermelho e branco da Marlboro. Uma decoração que foi sinônimo de McLaren durante mais de 20 anos.

Por isso, e porque precisamente este ano se cumprem os 30 anos daquele que possivelmente é o título mais lembrado da McLaren, quando Ayrton Senna e o imbatível MP4/4 dominaram o campeonato de Fórmula 1 de 1988 (o primeiro conseguido pelo brasileiro), a MSO lançou uma versão única do McLaren P1 GTR com a mítica decoração que é uma pura homenagem ao lendário piloto e seu carro. Assim é o McLaren P1 GTR Senna.

Trata-se de uma encomenda feita por um colecionador de modelos da McLaren que desde muito pequeno admirava Ayrton Senna e quis criar uma emotiva homenagem ao brasileiro. Para isso esteve trabalhando estreitamente com a MSO nos últimos 3 anos, supervisionando cada detalhe do projeto e o resultado é esse: um P1 GTR que serve de homenagem a Senna e à boa parte da história da McLaren em competições.

Para criar essa icônica decoração foram utilizadas as cores McLaren Rocket Red e Anniversary White para a carroceria, acompanhada em diferentes partes do carro do logo da marca oficial de Senna na porta e em áreas do interior. Tampouco falta o habitual código de barras que substituía o logo da Marlboro e o número 12 que Ayrton Senna levava em seu monolugar de 1988.

Outro detalhe curioso e único dessa unidade batizada por seu próprio proprietário como ‘Beco’, apelido de Senna para a família e amigos mais íntimos, é que conta com um recobrimento de ouro de 24 quilates na zona do vão motor, muito na linha do McLaren F1, assim como outras modificações que parecem ter elevado notavelmente a potência do esportivo britânico para circuitos.

Aerodinamicamente também há novidades, como um aerofólio traseiro maior, um splitter mais largo, arcos de rodas e um ‘gurney flap’ traseiro que conseguem oferecer um total de 800 quilos de carga aerodinâmica.

Detalhes que também são vistos no interior com o logo de Senna em lugares como o volante de competição em Alcantara e fibra de carbono, assim como em bancos tipo bucket Super Lightweight Racing desenvolvidos para o McLaren Senna.

Não se sabe quanto custou o carro, mas devido à sua exclusividade e melhorias, é melhor nem saber. E claro, com todo esse pack de competição não poderia faltar um capacete personalizado combinando com o design do carro.