McLAREN P1 XP05 PROTOTYPE

2014 - McLAREN P1 XP05 PROTOTYPE

McLAREN P1 XP05 PROTOTYPE imagens e fotos de carros

Durante o desenvolvimento do McLaren P1 a marca britânica chegou a construir 14 protótipos de desenvolvimento diferentes, diferentes, especificados pelas siglas XP (Experimental Prototype) e cada um deles dedicado aos testes de certos elementos mecânicos. No caso deste exemplar, se trata do protótipo denominado XP05 e teve uma vida inicial bastante curiosa.

Criado inicialmente para testar o sistema de injeção Bosch e a transmissão, fornecida pelo especialista britânico Ricardo, junto com o motor V8 de 3.8 litros, o protótipo XP05 foi utilizado mais tarde para apresentar a brutal versão track-only P1 GTR.

Para isso, a McLaren transformou por completo o protótipo XP05 às especificações P1 GTR, com a finalidade de usá-lo como veículo de demonstração, sendo apresentado em 2015 nos Salões de Genebra e New York com uma decoração amarela com as ‘racing stripe lines’ na cor verde, em homenagem ao clássico McLaren F1 GTR chassi 06R que dominou as 24 Horas de Le Mans de 1995.

Após ter servido como veículo de desenvolvimento e como demonstração do P1 GTR, o protótipo XP05 foi desmontado até sobrar somente o chassi de carbono e em seguida reconstruído, com as mesmas especificações que os outros exemplares da série limitada.

Seu comprador o solicitou na cor laranja clássica da McLaren e ainda requisitou um bom número de opcionais do departamento de Operações Especiais da McLaren (MSO). Seu motor é novo e conta somente com 300 milhas de uso, pouco menos de 500 quilômetros.

Atualmente se encentra à venda no especialista britânico em modelos clássicos, Tom Hartley Jnr, onde não quiseram divulgar seu preço. Sua condição de protótipo sobrevivente e seu contrastado passado como unidade inicial do P1 GTR lhe tornam um exemplar muito destacado da produção do esportivo híbrido, o que certamente se traduzirá em um preço bastante elevado.



25/11/2017

UM DOS 14 PROTÓTIPOS ORIGINAIS DO McLAREN P1 ESTÁ À VENDA NO REINO UNIDO