MCLAREN P1 XP1 LM

2016 - MCLAREN P1 XP1 LM

MCLAREN P1 XP1 LM imagens e fotos de carros

O Festival da Velocidade de Goodwood 2016 está mostrando muitas novidades. Já sabíamos que haveria um McLaren P1 GTR inspirado em James Hunt e outra versão do superesportivo homologada para rodar nas estradas abertas feita com a ajuda da Lanzante. Agora surgem mais detalhes e podemos dizer que o McLaren P1 LM será produzido, mas em uma edição muito limitada de cinco unidades. O que está sendo mostrado em Goodwood é um protótipo com o nome de ‘P1 XP1 LM'.

A muitos soará familiar o icônico nome utilizado para essa versão. Toma como referência o McLaren F1 LM que venceu as 24 horas de Le Mans em 1995 e que também foi preparado com a ajuda da Lanzante Motorsport. Deste também foram produzidos cinco exemplares, e agora se repete a história nesse caso. E como era de se esperar, o P1 LM será praticamente um P1 GTR de rua.

Terá o mesmo sistema híbrido formado por um motor a gasolina V8 biturbo de 3.8 litros combinado com um motor elétrico. No total, nada menos que 1.000 cv de potência. A redução de peso será um dos pontos fortes do modelo, que consegue ser 60 kg mais leve que o P1 GTR. Para isso utiliza algumas soluções como a fibra de carbono e um sistema de escape de Inconel, uma liga de material super leve.

Em termos de aerodinâmica também melhorou em relação ao P1 GTR. Oferecerá 40% a mais de carga aerodinâmica graças a novos elementos como o enorme aerofólio traseiro. No interior a fibra de carbono é o protagonista e surge um volante derivado do que equipava o McLaren MP4/23 de Lewis Hamilton na temporada 2008 de Fórmula 1.

Como no F1 LM, das cinco exemplares que serão fabricados do McLaren P1 LM, quatro serão na cor laranja e um na cor cinza como o modelo das imagens. Junto com sua entrega serão incluídos um conjunto de ferramentas, uma capa personalizada e uma maquete do veículo na escala 1:8. Espera-se que sua exclusividade eleve seu preço para os 3,2 milhões de libras esterlinas, algo em torno dos 15 milhões de reais.