MERCEDES-AMG GT R PRO

2020 - MERCEDES-AMG GT R PRO

MERCEDES-AMG GT R PRO imagens e fotos de carros

Foram vários os adiantamentos oferecidos pela marca e inúmeras fotos de protótipos divulgadas, mas finalmente surgiu em cena o novo Mercedes-AMG GT R Pro. A linha do Mercedes-AMG GT é coroada por uma nova versão que oferece um plus de radicalismo em relação ao modelo que ostentava até hoje essa posição, o Mercedes-AMG GT R. Um novo monstro nascido em Affalterbach e o seu lançamento aconteceu no Salão de Los Angeles 2018.

Tomando como ponto de partida o mencionado Mercedes-AMG GT R, a versão Pro vai um passo além, apresentando uma configuração e um ajuste específico para o condutor poder curtir ao máximo esse monstro sobre rodas em qualquer circuito. Embora mecanicamente não haja novidades, o novo Mercedes-AMG GT R Pro melhorou notavelmente seu rendimento.

Para tornar o Mercedes-AMG GT R um modelo mais temível, a versão Pro conta com uma suspensão revisada, uma barra de torção de fibra de carbono ajustável na parte dianteira e uma barra de aço oca na parte trasera, também ajustável. Na parte inferior do veículo a fibra de carbono volta a ser a protagonista, já que foi instalado um novo painel com o qual a marca promete melhorar a rigidez e aumentar a estabilidade.

Também é preciso mencionar as rodas forjadas AMG Performance com um acabamento em cinza titânio e que deixam à vista os freios carbocerâmicos de alto rendimento. Isso permite reduzir de forma significativa o peso do veículo. A parte aerodinâmica também foi objeto de mudanças, já que o Mercedes-AMG GT R Pro incorpora pequenas aletas com as quais incrementa a carga aerodinâmica.

Por outro lado, e não menos importante, é preciso assinalar que o Mercedes-AMG GT R Pro está equipado de série com os pacotes Carbon I e II que utilizam intensivamente a fibra de carbono. Em suma, junto a uma regulagem específica e uma notável redução do peso, os especialistas da Mercedes-AMG conseguiram dar uma reviravolta no AMG GT R.

Nesse mesmo mês de novembro, Maro Engel, piloto de corridas da AMG GT3, conseguiu marcar um tempo de 7:04.632 em Nürburgring no comando do novo Mercedes-AMG GT R Pro. Um tempo consideravelmente melhor que o obtido na ocasião pelo Mercedes-AMG GT R. Além disso, a marca destaca que no momento da prova havia um ambiente outonal com uma temperatura de 12ºC (veja aqui).

Em relação à parte mecânica, como havíamos assinalado no início, não há novidades, já que tanto o Mercedes-AMG GT R como o Mercedes-AMG GT R Pro são propulsionados pelo mesmo motor. Debaixo do capô do GT R Pro se esconde o motor V8 de 4.0 litros TwinTurbo com 585 cv e 700 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão automática de sete velocidades e um sistema de tração traseira.